Introdução: É muito comum que na prática odontológica seja encontrado canais obliterados ou atrésicos provenientes do mecanismo de defesa da polpa frente à cáries, traumas ou alterações fisiológicas. A endodontia guiada surgiu como alternativa para o acesso ao conduto que busca ser mais conservadora e segura nos casos de dentes calcificados, utilizando menor tempo clínico. A técnica utiliza a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) para alcançar fielmente as estruturas anatômicas e juntamente com softwares produzirem guias que se encaixarão perfeitamente aquele caso clínico, evitando que ocorram desvios dos instrumentais ocasionando uma possível perfuração radicular. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a evidências científicas disponíveis sobre a eficiência e precisão da endodontia guiada em canais calcificados. Metodologia: Foi feito uma busca na base de dados Pubmed com as palavras chaves: Endodontic Treatment, Guided Endodontics, Calcified Canals. Foram selecionados artigos dos últimos 5 anos, completos que contemplassem o tema. Assim, foram encontrados 41 artigos, que após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 6 artigos para esta revisão. Resultados e Discussão: O tratamento endodôntico de canais calcificados é um desafio tanto para dentistas generalistas como para especialistas, a Associação Americana de Endodontia considera o tratamento de canais calcificados como sendo de alta complexidade mesmo quando utilizado o microscópio. A busca por um canal obliterado eleva o tempo clínico, aumenta a possibilidade de perfuração radicular, como também a perda do trajeto original do canal, a fratura do instrumento e pode haver excessiva perda da estrutura dental. Os estudos mostram que o desenvolvimento da tecnologia da TCFC acompanhada pela atualização dos softwares trouxeram maior fidedignidade das estruturas anatômicas dentais o que garante que a endodontia guiada seja mais segura e eficaz. A técnica é uma alternativa mais previsível, que possibilita maior conforto ao paciente já que ele se submete a um menor tempo de cadeira clínica, ofertando menor desgaste dental. Entretanto, é uma alternativa que demanda maior tempo de planejamento e custo elevado. Considerações finais: Em comparação com as técnicas convencionais a endodontia guiada é a alternativa mais segura, previsível e eficaz para o tratamento de canais calcificados, diminuindo o tempo clínico e proporcionando maior conforto para o paciente. Porém tem um custo mais elevado, sendo imprescindível fazer essa abordagem ao paciente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018