Introdução: O Método Schroth é uma abordagem específica para o tratamento da escoliose idiopática, caracterizado por uma série de técnicas que visam melhorar a postura e a função respiratória dos pacientes. Desenvolvido na Alemanha pela fisioterapeuta Katharina Schroth, este método é fundamentado em princípios sensório-motores e cinestésicos e se destaca por sua abordagem personalizada e integrada. O programa inclui uma variedade de componentes essenciais: exercícios corretivos adaptados às necessidades individuais, autocorreção postural utilizando um espelho para promover a consciência corporal, técnicas de respiração que ajudam a melhorar a função pulmonar e a reduzir a dor, além de uma forte ênfase na educação do paciente e exercícios domiciliares para reforçar a eficácia do tratamento. Objetivo: Explorar o Método Schroth no tratamento de escoliose idiopática do adolescente. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas plataformas PUBMED, BVS e SCIELO, nos idiomas português, inglês e espanhol com corte temporal dos últimos 5 anos. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: “Fisioterapia”, “Método Schroth”, “Escoliose” e “Exercício Terapêutico”. Foram incluídos ensaios clínicos e ensaios clínicos randomizados que abordassem a temática do uso do método schroth para o tratamento de escoliose. Como critério de exclusão foram descartados os artigos duplicados, artigos que não disponibilizavam acesso total do documento e artigos que não abordassem a temática proposta. Resultados e Discussão: Inicialmente, foram encontrados 122 estudos e após análise foram selecionados 5 artigos. Os estudos analisados evidenciaram que o método Schroth no tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA) promove melhores resultados comparados aos tratamentos conservadores. Estes achados corroboram com estudos que demonstraram que o método Schroth promove redução do ângulo de Cobb, melhora a mobilidade e fortalecimento da coluna, potencializa a função respiratória e melhora a qualidade de vida dos pacientes com EIA. Isso pode estar atribuído às técnicas abordadas no método Schroth, nas quais são incluídas combinações de exercícios de fortalecimento, alongamentos e exercícios de respiração de forma individualizada. Além disso, são realizadas orientações aos pacientes sobre posturas adequadas que devem ser mantidas durante as atividades de vida diárias do paciente. Considerações finais: Com base na análise dos estudos selecionados, fica evidente que o Método Schroth oferece benefícios significativos para pacientes com escoliose idiopática do adolescente (EIA). A individualização das técnicas, incluindo exercícios de fortalecimento, alongamento e respiração, é fundamental para o sucesso desse método. A melhora na função respiratória, a redução do ângulo de Cobb e o aprimoramento da qualidade de vida são resultados promissores. Portanto, os fisioterapeutas devem considerar o Método Schroth como uma opção valiosa no tratamento da EIA.
Palavras-chave: Fisioterapia; Escoliose; Método Schroth.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
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Unifametro
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Comissão Científica
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