Introdução: A experiência como ponto de partida para agregar conhecimentos apresenta várias possibilidades ao contribuir no crescimento de discentes através da valorização de vivências a fim de edificar a formação acadêmica e profissional, visto que, possibilita aprendizado clínico e prático ainda na graduação, trazendo desta forma impactos positivos na construção da carreira deste futuro profissional. Objetivo: Relatar a experiência de discentes em seu primeiro projeto de extensão. Metodologia: O presente estudo trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo que visa relatar a vivência de discentes de fisioterapia em seu primeiro projeto de extensão, este, intitulado Clínica da dor. Quatorze vagas foram ofertadas em edital publicado em agosto de 2023. Após a divulgação do resultado o projeto teve início na segunda semana de setembro de 2023 e foi concluído no final de novembro. Os alunos foram divididos em duplas sob a orientação de duas docentes da IES. Os atendimentos ocorreram durante a semana nas terças e quintas. O projeto visa o manejo e tratamento da dor oriunda de doenças reumatológicas como artrite reumatoide, artrose, fibromialgia e espondilite anquilosante, desta forma, somente pacientes com tais diagnósticos são selecionados. O primeiro contato dos discentes com os pacientes foi direcionado à anamnese, análise de exames de imagem e avaliação física, para posteriormente ser traçado o plano de tratamento. A abordagem realizada com os pacientes foi voltada aos exercícios terapêuticos manuais com foco na reabilitação e diminuição da dor. No final do projeto de extensão as duplas apresentaram para os docentes e demais alunos os casos de seus respectivos pacientes a fim de trocar experiências. Resultados e Discussão: Segundo o artigo 16 do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, o fisioterapeuta, enquanto participante de equipes multiprofissionais e interdisciplinares constituídas em programas e políticas de saúde, tanto no âmbito público quanto privado, deve colaborar com os seus conhecimentos na assistência ao ser humano, devendo envidar todos os esforços para o desenvolvimento de um trabalho harmônico na equipe. Isto posto, o projeto de extensão "Clínica da Dor" através do auxílio e apoio dos docentes para com os discentes enquanto supervisores, contribuiu de forma efetiva para o amadurecimento de cada um, possibilitando aos alunos a chance de vivenciar a prática clínica, promovendo assim, responsabilidade diante da individualidade de cada paciente, a busca pela compreensão da realidade de cada um por meio do desenvolvimento de habilidades em busca de confiança para tomada de decisões. É importante dizer que no primeiro momento, os discentes estavam ansiosos por se tratar de um primeiro contato com pacientes reais, fora da prática em laboratório. Porém, diante das orientações dadas pelas professoras, a cada atendimento esse anseio dava espaço ao aprimoramento das técnicas e confiança em aplicá-las. Nos atendimentos foi possível executar os métodos fisioterapêuticos aprendidos nos semestres anteriores como: mobilização articular, alongamentos, exercícios isométricos, concêntricos e excêntricos, entre diversos recursos de terapia manual, buscando alívio das dores, ganho de ADM e fortalecimento muscular. Considerações finais: A experiência vivenciada pelos discentes no projeto “Clínica da Dor” contribuiu para o aprimoramento de suas competências profissionais e pessoais, fortalecendo a confiança e as habilidades adquiridas ao longo da graduação, colaborando para a formação de fisioterapeutas qualificados e comprometidos com a prática clínica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018