Introdução:A mucosite é considerada um dos problemas orais mais comuns quando associado à terapia de pacientes pediátricos em tratamento oncológico devido à alta renovação celular na boca. É uma inflamação dolorosa, acompanhada de ulceração na mucosa, podendo também se estender para a região gastrointestinal, acarretando disfagia, diarreia e disfunção à depender do tecido afetado. Objetivo: Discorrer sobre intervenções odontológicas com laser em crianças durante tratamento oncológico.Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura descritiva, abrangendo artigos originais publicados nos últimos dez anos (2014-2024). Para essa pesquisa foram utilizados os termos e seus equivalentes em inglês (mucositis oral) (pediatric dentistry) (laser therapy). A coleta de dados foi obtida a partir de uma busca com os descritores supracitados nas bases de dados Biblioteca Virtual (BVS), ScieLo, Pubmed, sendo selecionados 5 artigos para compor esta revisão. Resultados e Discussão:Segundo o instituto Nacional de Câncer do Brasil (2018), o câncer infantil representa 2% a 3% das neoplasias malignas e consequentemente tem repercussões diretas na qualidade de vida. O seu crescimento pode ser relativamente rápido, com um período de latência reduzido e uma possibilidade de ser altamente invasivo. Dessa forma, o desenvolvimento da mucosite oral pode ocasionar situações, como limitação de comer ou beber, limita a administração do tratamento oncológico, aumenta os custos podendo predispor os pacientes ao risco de infecção local e sistêmica reduzindo assim, a qualidade de vida desses indivíduos. O uso do laser de baixa potência tem sido amplamente utilizado no tratamento terapêutico para mucosite oral, com estudos que demonstram bons resultados mediante à aceleração do processo de cicatrizações das lesões através da bioestimulação tecidual e promoção do alívio da dor. A terapia a laser na mucosite oral tem o objetivo de provocar efeitos biológicos por meio de processos fofofísicos e bioquímicos, aumentando desse modo, o metabolismo celular. Esse processo terapêutico estimula a atividade mitocondrial, atuando como analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante de lesões na mucosa. Os Lasers He-Ne (Hélio- Nêonio) e GaAIAS (Gálio- Alumínio- Arsênio), apresentam os melhores resultados se aplicados diretamente nas lesões durante o período de 7 semanas. É considerado um método simples e não traumático para o tratamento da mucosite oral originada do processo oncológico, resultando no reparo da ulceração e ao mesmo tempo proporcionando maior conforto ao paciente, alívio da dor a partir da primeira sessão e controle da inflamação, mantendo a integridade da mucosa.Considerações finais: Conclui-se que é vital um acompanhamento multidisciplinar, no qual o cirurgião dentista possa atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento, melhorando a qualidade de vida e bem- estar dos pacientes pediátricos submetidos a terapia oncológica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018