Introdução: A monitoria acadêmica em ciências morfológicas é crucial no ensino superior, fornecendo suporte adicional fora do horário de aula para facilitar a compreensão de conceitos complexos e esclarecer dúvidas. Ela promove a troca de experiências, desenvolve habilidades acadêmicas e interpessoais nos monitores, e oferece um aprendizado mais personalizado para os alunos. Objetivo: Este relato tem o objetivo de compartilhar os desafios e aprendizados da monitoria em ciências morfológicas, destacando sua contribuição para a formação acadêmica e o crescimento pessoal dos envolvidos. Métodos: O estudo avalia a monitoria de Ciências Morfológicas no primeiro semestre de 2024 no Centro Universitário Fametro, usando uma abordagem descritiva e qualitativa. A monitoria, com diversas ferramentas e estratégias, como casos clínicos e Kahoot, melhorou o aprendizado e permitiu identificar pontos fortes e áreas de melhoria, contribuindo para o aprimoramento contínuo da prática e da formação acadêmica dos alunos. Resultados: A monitoria em Ciências Morfológicas aprimorou o pensamento crítico e o desempenho dos alunos, criando um ambiente colaborativo que facilitou a resolução de dúvidas e a segurança em avaliações. As monitoras desenvolveram habilidades acadêmicas e organizacionais, superaram desafios e equilibraram responsabilidades, enquanto a prática evoluiu para métodos ativos, fortalecendo a comunicação e preparando-as para futuras carreiras docentes. Considerações finais: A monitoria em Ciências Morfológicas foi crucial para melhorar o pensamento crítico e desempenho acadêmico dos alunos e para desenvolver habilidades de comunicação e gestão do tempo nas monitoras, que, ao superar desafios, aprimoraram o planejamento e se prepararam para carreiras docentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018