Introdução: A Universidade é um âmbito que proporciona experiências significativas na trajetória acadêmica dos discentes. Para a Instituição Educacional é imprescindível que os alunos estejam preparados para o mercado de trabalho ao concluírem a graduação. Sendo assim, cursos na área da saúde promovem a oportunidade de discentes atenderem e tratarem diversos pacientes. Essa metodologia é fundamental para a construção do futuro profissional que irá ser formado. Dessa forma, é importante ressaltar o quanto essas experiências podem agregar na trajetória acadêmica desses alunos. Objetivo: Relatar a vivência acadêmica e a prática clínica de discentes do curso de Fisioterapia no atendimento de pacientes neurológicos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir de atendimentos fisioterapêuticos à pacientes neurológicos. Os atendimentos eram realizados às terças-feiras, no turno vespertino, em uma Clínica Escola de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Os encontros foram no período de fevereiro a junho de 2024 e a captação dos pacientes eram realizadas através da professora dirigente da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional II. Eram oferecidos serviços gratuitos à pacientes da comunidade acometidos com doenças ou sequelas neurológicas. Os discentes atuantes atenderam pacientes com Acidente Vascular Encefálico (AVE), crianças com Paralisia Cerebral (PC), paraplégicos e idosos com início de Demência. Resultados e Discussão: A iniciação à prática clínica durante a graduação é um momento propício ao estudante vincular o aprendizado teórico, recebido em sala de aula, junto com o desenvolvimento das habilidades profissionais. Inicialmente se mostrou desafiador para os discentes, já que os mesmos não tinham presenciado condutas fisioterapêuticas de forma ativa e abordagens frente aos pacientes. No entanto, após o contato inicial, foi possível desenvolver um bom diálogo com os pacientes, o que possibilitou o desenvolvimento do toque terapêutico, assim como, condutas específicas para cada patologia, além de aprofundar os conhecimentos durante todo o período de atendimento. A partir disso, percebeu-se que os alunos passaram a ter mais segurança para colocar em prática tudo o que planejado para o tratamento dos pacientes. A prática clínica foi essencial para que os discentes sentissem o significado de ser um profissional Fisioterapeuta e como devem atuar sob diferentes situações. A experiência dentro da Clínica Escola teve um papel relevante na construção do ensino-aprendizagem, no engrandecimento da formação profissional e na percepção dos discentes sobre as diversas possibilidades de atuação da Fisioterapia Neurofuncional. Considerações finais: Diante do exposto, fica evidente que quanto mais experiências práticas o estudante tiver dentro da graduação, melhor será a sua atuação enquanto profissional da saúde. Ter a oportunidade do contato com vários pacientes, traçar um plano terapêutico individualizado e aplicá-lo no decorrer dos atendimentos, foi uma vivência engrandecedora para os discentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018