A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA ACADÊMICA E DA PRÁTICA CLÍNICA COM PACIENTES NEUROLÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Iara Maria Rodrigues Braga
  • Co-autores
  • Luis Vitor Martins da Silva , Patricia da Silva Taddeo
  • Resumo
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    Introdução: A Universidade é um âmbito que proporciona experiências significativas na trajetória acadêmica dos discentes. Para a Instituição Educacional é imprescindível que os alunos estejam preparados para o mercado de trabalho ao concluírem a graduação. Sendo assim, cursos na área da saúde promovem a oportunidade de discentes atenderem e tratarem diversos pacientes. Essa metodologia é fundamental para a construção do futuro profissional que irá ser formado. Dessa forma, é importante ressaltar o quanto essas experiências podem agregar na trajetória acadêmica desses alunos. Objetivo: Relatar a vivência acadêmica e a prática clínica de discentes do curso de Fisioterapia no atendimento de pacientes neurológicos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir de atendimentos fisioterapêuticos à pacientes neurológicos. Os atendimentos eram realizados às terças-feiras, no turno vespertino, em uma Clínica Escola de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Os encontros foram no período de fevereiro a junho de 2024 e a captação dos pacientes eram realizadas através da professora dirigente da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional II. Eram oferecidos serviços gratuitos à pacientes da comunidade acometidos com doenças ou sequelas neurológicas. Os discentes atuantes atenderam pacientes com Acidente Vascular Encefálico (AVE), crianças com Paralisia Cerebral (PC), paraplégicos e idosos com início de Demência. Resultados e Discussão: A iniciação à prática clínica durante a graduação é um momento propício ao estudante vincular o aprendizado teórico, recebido em sala de aula, junto com o desenvolvimento das habilidades profissionais. Inicialmente se mostrou desafiador para os discentes, já que os mesmos não tinham presenciado condutas fisioterapêuticas de forma ativa e abordagens frente aos pacientes. No entanto, após o contato inicial, foi possível desenvolver um bom diálogo com os pacientes, o que possibilitou o desenvolvimento do toque terapêutico, assim como, condutas específicas para cada patologia, além de aprofundar os conhecimentos durante todo o período de atendimento. A partir disso, percebeu-se que os alunos passaram a ter mais segurança para colocar em prática tudo o que planejado para o tratamento dos pacientes. A prática clínica foi essencial para que os discentes sentissem o significado de ser um profissional Fisioterapeuta e como devem atuar sob diferentes situações. A experiência dentro da Clínica Escola teve um papel relevante na construção do ensino-aprendizagem, no engrandecimento da formação profissional e na percepção dos discentes sobre as diversas possibilidades de atuação da Fisioterapia Neurofuncional. Considerações finais: Diante do exposto, fica evidente que quanto mais experiências práticas o estudante tiver dentro da graduação, melhor será a sua atuação enquanto profissional da saúde. Ter a oportunidade do contato com vários pacientes, traçar um plano terapêutico individualizado e aplicá-lo no decorrer dos atendimentos, foi uma vivência engrandecedora para os discentes.

     

  • Palavras-chave
  • Prática Clínica; Fisioterapia; Ensino Superior
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

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