A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO METODOLOGIA DE APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

  • Autor
  • Ana Beatriz Vasconcelos Carneiro
  • Co-autores
  • Isadora Nogueira Vasconcelos
  • Resumo
  • Introdução: As práticas educativas são utilizadas durante a formação de profissionais da área da saúde, e elas podem ocorrer de distintas maneiras. As tendências pedagógicas irão definir a maneira em que o aprendizado irá acontecer, e determina as relações entre o aluno, o conteúdo e o professor. Em primeiro momento, o ensino no Brasil é guiado pelo método de educação tradicional, o qual restringe o aprendizado à transmissão passiva do conteúdo pelo professor, sem levar em consideração a aplicação prática do assunto na sociedade, e sem abrir margens para a participação ativa do aluno. Posteriormente, nos anos 70, o educador Paulo Freyre rompe com essa metodologia, e propõe a “pedagogia crítica”: método em que a prática educativa em saúde exige a participação ativa do estudante, e que torne aquele conhecimento aprendido aplicável a realidade, de modo a trazer transformação social (Pereira, 2003). Assim, os métodos de ensino que considerem a aplicabilidade do conhecimento ganham espaço nas instituições de ensino, a fim de formar profissionais da área da saúde mais capacitados. Nesse processo, utiliza-se como ferramenta de ensino a “simulação realística”, maneira ativa de aprendizado que vem gerado intenso impacto no ensino em saúde (Yamane et al., 2019). Esse instrumento irá simular a prática clínica, e permitirá ao estudante aplicar os conhecimentos aprendidos, de modo que, o discente desenvolverá habilidades e competências que o capacitará para sua atuação como futuro profissional (So et al., 2019). Assim, a disciplina de Nutrição Materno Infantil, ofertada pelo curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro), utiliza a simulação realística como ferramenta de aprendizado, possibilitando aos alunos a participação ativa nesse processo, e a aplicação do conteúdo aprendido na sua futura prática como profissional. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação da simulação realística como metodologia de aprendizado na disciplina de Nutrição Materno Infantil. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, realizado pela monitora da disciplina de Nutrição Materno-Infantil, acerca da aplicação das simulações realísticas como estratégia de aprendizado com os discentes da disciplina no período de fevereiro à setembro de 2024. Resultados e Discussão: A simulação realística foi realizada presencialmente na clínica integrada da UNIFAMETRO, a qual consta com um espaço próprio para nutrição, com consultórios que repliquem um consultório profissional, contendo equipamentos utilizados na prática clínica de um nutricionista, como balança, fita métrica e lâminas educativas (recursos visuais, como imagens, que transmitem informação nutricional). Nesse ambiente, é realizado a simulação de atendimentos nutricionais, nos quais os discentes das turmas da manhã e noite da disciplina realizam a aplicação prática dos assuntos estudados em sala de aula. A prática ocorre em três momentos distintos do semestre: o primeiro, simulando um atendimento nutricional com gestantes, o segundo com nutriz, e o terceiro com crianças. Para tornar a experiencia mais realista, o atendimento é realizado com pacientes reais, sob a orientação e supervisão da docente da disciplina, e auxílio da monitora da disciplina. Em cada atendimento, é efetuado a anamnese, momento em que o aluno coleta as informações socioeconômicas e a história alimentar do paciente. Em seguida, realiza-se a aferição de medidas (peso, altura ou outra que necessário) e as orientações nutricionais específicas para o paciente. Por fim, o planejamento do cardápio alimentar é executado, e após corrigido pela professora, é entregue ao paciente. Quando necessário, a docente e a monitora tiram as dúvidas dos alunos, ou os corrigem em erros pertinentes. A simulação permite aos alunos vivenciar o contato com o paciente e compreender como se deve realizar um atendimento nutricional na prática, possibilitando ao estudante adquirir as habilidades necessárias como futuro profissional, e corrigir erros em sua conduta. Considerações finais: O uso da simulação realística mostrou-se de extrema importância para a consolidação do aprendizado de estudantes da área da saúde, por replicar a prática clínica de sua profissão, possibilitando a compreensão da vivencia em suas futuras profissões, e a aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos da sala de aula na prática. Além disso, permite ao estudante adquirir habilidades úteis para sua carreira.

    Palavras-chave: Práticas educativas; Ensino; Simulação Realística.

     

  • Palavras-chave
  • Práticas educativas; Ensino; Simulação Realística.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alimentos, nutrição e saúde
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

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