Introdução: As práticas educativas são utilizadas durante a formação de profissionais da área da saúde, e elas podem ocorrer de distintas maneiras. As tendências pedagógicas irão definir a maneira em que o aprendizado irá acontecer, e determina as relações entre o aluno, o conteúdo e o professor. Em primeiro momento, o ensino no Brasil é guiado pelo método de educação tradicional, o qual restringe o aprendizado à transmissão passiva do conteúdo pelo professor, sem levar em consideração a aplicação prática do assunto na sociedade, e sem abrir margens para a participação ativa do aluno. Posteriormente, nos anos 70, o educador Paulo Freyre rompe com essa metodologia, e propõe a “pedagogia crítica”: método em que a prática educativa em saúde exige a participação ativa do estudante, e que torne aquele conhecimento aprendido aplicável a realidade, de modo a trazer transformação social (Pereira, 2003). Assim, os métodos de ensino que considerem a aplicabilidade do conhecimento ganham espaço nas instituições de ensino, a fim de formar profissionais da área da saúde mais capacitados. Nesse processo, utiliza-se como ferramenta de ensino a “simulação realística”, maneira ativa de aprendizado que vem gerado intenso impacto no ensino em saúde (Yamane et al., 2019). Esse instrumento irá simular a prática clínica, e permitirá ao estudante aplicar os conhecimentos aprendidos, de modo que, o discente desenvolverá habilidades e competências que o capacitará para sua atuação como futuro profissional (So et al., 2019). Assim, a disciplina de Nutrição Materno Infantil, ofertada pelo curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro), utiliza a simulação realística como ferramenta de aprendizado, possibilitando aos alunos a participação ativa nesse processo, e a aplicação do conteúdo aprendido na sua futura prática como profissional. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação da simulação realística como metodologia de aprendizado na disciplina de Nutrição Materno Infantil. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, realizado pela monitora da disciplina de Nutrição Materno-Infantil, acerca da aplicação das simulações realísticas como estratégia de aprendizado com os discentes da disciplina no período de fevereiro à setembro de 2024. Resultados e Discussão: A simulação realística foi realizada presencialmente na clínica integrada da UNIFAMETRO, a qual consta com um espaço próprio para nutrição, com consultórios que repliquem um consultório profissional, contendo equipamentos utilizados na prática clínica de um nutricionista, como balança, fita métrica e lâminas educativas (recursos visuais, como imagens, que transmitem informação nutricional). Nesse ambiente, é realizado a simulação de atendimentos nutricionais, nos quais os discentes das turmas da manhã e noite da disciplina realizam a aplicação prática dos assuntos estudados em sala de aula. A prática ocorre em três momentos distintos do semestre: o primeiro, simulando um atendimento nutricional com gestantes, o segundo com nutriz, e o terceiro com crianças. Para tornar a experiencia mais realista, o atendimento é realizado com pacientes reais, sob a orientação e supervisão da docente da disciplina, e auxílio da monitora da disciplina. Em cada atendimento, é efetuado a anamnese, momento em que o aluno coleta as informações socioeconômicas e a história alimentar do paciente. Em seguida, realiza-se a aferição de medidas (peso, altura ou outra que necessário) e as orientações nutricionais específicas para o paciente. Por fim, o planejamento do cardápio alimentar é executado, e após corrigido pela professora, é entregue ao paciente. Quando necessário, a docente e a monitora tiram as dúvidas dos alunos, ou os corrigem em erros pertinentes. A simulação permite aos alunos vivenciar o contato com o paciente e compreender como se deve realizar um atendimento nutricional na prática, possibilitando ao estudante adquirir as habilidades necessárias como futuro profissional, e corrigir erros em sua conduta. Considerações finais: O uso da simulação realística mostrou-se de extrema importância para a consolidação do aprendizado de estudantes da área da saúde, por replicar a prática clínica de sua profissão, possibilitando a compreensão da vivencia em suas futuras profissões, e a aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos da sala de aula na prática. Além disso, permite ao estudante adquirir habilidades úteis para sua carreira.
Palavras-chave: Práticas educativas; Ensino; Simulação Realística.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018