INFLUÊNCIA DO ALGORITMO DO TIKTOK NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E NAS DECISÕES DE COMPRA NA ERA DIGITAL

  • Autor
  • Claudiane Carvalho
  • Co-autores
  • Letícia Lavor , Karen Cavalcante , Thayanne Matos , Liane Maria Santiago Cavalcante
  • Resumo
  • Introdução: O Tiktok é uma plataforma digital reconhecida por formar opiniões, ecoar pautas e favorecer a propagação de “tendências” em ideias, conceitos, músicas, marcas e pessoas. Além de transformar a criação de conteúdo, o Tiktok apresenta um notável potencial para aplicação de estratégias de marketing digital. O presente estudo analisa em que medida o algoritmo do Tiktok influencia no comportamento do consumidor e na tomada de decisão de compra na era digital. Metodologia: Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, realizada na plataforma scispace e na base de dados google acadêmico, com abordagem qualitativa, através de uma estratégia netnográfica, com vistas a observar as interações de grupos e comunidades de consumidores no ambiente digital do tiktok. O método empregado foi o hipotético-dedutivo, com fins exploratórios. Resultados e Discussão: A internet tem causado uma transformação nos modos de vida da humanidade, ao promover um alto nível de colaboração entre os indivíduos e multiplicar conexões de comunicação e compartilhamento de informações no âmbito global, sem ser necessário contato presencial. Nesse sentido, estudos recentes e matérias jornalísticas apontam que as pessoas são induzidas a comprar produtos quando percebem o criador de determinado conteúdo como competente e confiável. Com efeito, os consumidores buscam cada vez mais informações nas redes sociais para descobrir produtos e investir em compras com base nas recomendações de pessoas influentes. Nessa linha, observa-se que os materiais produzidos no tiktok geralmente prestigiam narrativas que apelam para o compartilhamento ativo de conteúdos, dentro da própria comunidade/público-alvo. Isso forma uma rede interna de discussão acerca do consumo de determinado produto. Diante disso, importa analisar em que medida o TikTok é capaz de influenciar o poder de decisão de consumo na era digital. A revisão da literatura aponta que, ao moldar comportamentos e autoimagem, o tiktok pode impactar escolhas pessoais e levar à decisão de compra. Logo, constata-se que a exposição ao conteúdo no TikTok pode influenciar nas decisões de consumo ao promover certos estilos, produtos e padrões na sociedade. Considerações finais: Conclui-se que a criação de conteúdo viral pode ser considerada como uma “chave do sucesso”, e que o algoritmo do TikTok tem um papel importante no comportamento do consumidor e nas decisões de compra na era digital. Verifica-se que isso acontece porque essa rede social personaliza o conteúdo de cada usuário, indicando vídeos que correspondem aos seus interesses e preferências. Vislumbra-se que essa personalização ajuda os usuários a descobrirem produtos de forma fácil e lúdica. Além disso, constata-se que o TikTok permite que influenciadores e pessoas comuns compartilhem suas experiências autênticas com os produtos, o que aumenta a confiança dos consumidores. Dessa forma, o TikTok torna a experiência de compra mais simples e direta, e vem se tornando uma ferramenta essencial para as marcas que querem se conectar com seus clientes na era digital.

  • Palavras-chave
  • Comportamento do consumidor; Tiktok; Netnografia;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas
  • Políticas e práticas em saúde mental
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde coletiva, promoção e prevenção em odontologia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues 
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira 
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018