Introdução: O território é o resultado de uma acúmulo de situações históricas, ambientais e sociais que promovem condições particulares para a produção de doenças.O reconhecimento desse território é um passo básico para a caracterização da população e de seus problemas de saúde, bem como para avaliação do impacto dos serviços sobre os níveis de saúde dessa população. É o locus onde se verifica a interação população-serviços no nível local. Caracteriza-se por uma população específica, vivendo em tempo e espaço singulares, com problemas e necessidades de saúde determinados, os quais para sua resolução devem ser compreendidos e visualizados espacialmente por profissionais e gestores das distintas unidades prestadoras de serviços de saúde. Esse território apresenta, portanto, muito mais que uma extensão geométrica, também um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico, político, social e cultural que o caracteriza e se expressa num território em permanente construção.Objetivo:Relatar a experiência do processo de atualização do território de cuidados de uma equipe da Estratégia Saúde da Família(ESF). Metodologia:Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido entre os meses de julho e setembro de 2024, em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS ) a partir de duas oficinas realizadas com uma equipe de Saúde da Família. As oficinas foram ministradas pelas alunas do curso de pós graduação em Saúde Coletiva, da UNIFAMETRO, sob a supervisão da preceptora de campo. Para a confecção do mapa, foram utilizados materiais de colagem e figuras ilustrativas que caracterizam os elementos, equipamentos e ruas do território de cuidados. Como parte da realização da intervenção, os Agentes Comunitários de Saúde foram orientados também a atualizar o cadastro das famílias das microáreas de abrangência. Resultados e Discussão: O processo de revisita ao território de cuidados, ocorreu conforme planejado, contando com a participação integral da equipe, sendo uma médica, uma enfermeira e quatro agentes comunitários de saúde, no prazo e objetivos estabelecidos no planejamento. As oficinas resultaram na elaboração de um mapa atualizado e concluído, assim como o caderno de adscrição , devidamente atualizado conforme a descrição dos agentes comunitários de saúde. Considerações finais: A participação ativa dos profissionais no processo de revisita e atualização do território, especialmente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), é fundamental, pois eles conhecem profundamente as particularidades do território. A territorialização busca não apenas atualizar mapas territoriais, mas também fortalecer o trabalho em equipe, qualificar o processo de trabalho e garantir que as ações de saúde sejam direcionadas às necessidades reais da população.
Palavras-chave: Territorialização; Estratégia Saúde da Família;Território de Cuidados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018