Introdução: A trajetória escolar da educação básica se caracteriza pelo primeiro momento de transformação na vida de crianças e adolescentes, sendo formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio, englobando a maior parte da vida escolar desses alunos. A transição do 5° para o 6° ano do ensino fundamental é um período marcado por diversas transformações e rupturas, como a carga horária ampliada, aumento do número de professores e provas com maior complexidade. Além de mudanças no desenvolvimento biológico, psíquico e social pois, a criança inicia o sexto ano em torno dos 11 anos, momento que corresponde ao início da adolescência. Objetivo: Apresentar estratégias de adaptação e integração da criança na transição do 5° para o 6° ano do ensino fundamental. Método: Uma pesquisa bibliográfica assistemática evidenciando a área da psicologia escolar e os principais autores acerca do desenvolvimento, a saber, Vygotsky (1998) e Piaget (2013). Resultados: Com base na literatura verifica-se que na adolescência ocorre a ruptura com o universo infantil, ocorrendo uma série de mudanças na vida desse sujeito, como as transformações nos processos perceptivos e nas relações sociais, sendo esperado adaptações. Desse modo, a transição do 5° para o 6° ano é perpassada por essas questões que transformam a vida desse sujeito. Sendo assim, a transição ocorre de forma complexa e abrupta, exigindo um maior enfoque. Considerações finais: Observa-se que a transição é uma fase essencial na formação do sujeito, mas que é um assunto invisibilizado. As publicações apresentam-se generalistas sendo necessário mais pesquisas acerca da temática.
Palavras-chave: Psicologia escolar; transição; aspectos psicossociais.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018