ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Pedro Guedes Fernandes Correia Graduando - Centro Universitário Fametro - Unifametro) pedro.correia02@aluno.unifametro.edu.br
Vitor Manuel Nobre da Silva Graduando - Centro Universitário Fametro - Unifametro) vitor.silva03@aluno.unifametro.edu.br
José Vilemar de Araújo Filho Docente do curso de Medicina Veterinária – Centro Universitário Fametro – Unifametro jose.filho@professor.unifametro.edu.br
Área Temática: Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Encontro Científico: XII Encontro de Monitoria
Introdução: A monitoria acadêmica desempenha um papel fundamental no apoio ao aprendizado dos estudantes, facilitando a qualidade do ensino. Reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, essa prática não só ajuda os alunos a esclarecerem dúvidas, mas também promove uma conexão entre teoria e prática nas disciplinas. Além de contribuir para o enriquecimento profissional dos monitores, a monitoria é um espaço vital para interações sociais e trocas de experiências, criando um ambiente livre de pressões. Isso é benéfico não apenas para os alunos que recebem apoio, mas também para os monitores, que aprimoram seu próprio aprendizado e desenvolvem habilidades essenciais durante o processo. Em última análise, a monitoria é uma ferramenta valiosa que ajuda a reduzir a evasão e a retenção nos cursos, promovendo um desempenho acadêmico mais eficaz para todos os envolvidos (Oliveira; Vosgerau, 2021). O estudo da fisiologia, abordado no ciclo básico do curso de Medicina Veterinária, é de grande relevância tanto na formação acadêmica quanto na prática profissional. Essa disciplina fornece a base para muitas outras, como Farmacologia, e examina o funcionamento e a homeostase dos organismos vivos. Compreender como os sistemas do corpo operam permite identificar anomalias quepodem ser consideradas patologias. Assim, ao detectar um funcionamento inadequado, é possível buscar o tratamento apropriado (Reece; Dukes, 2017). Objetivo: Apresentar a experiência de atuar como monitores acadêmicos em fisiologia veterinária dentro da disciplina de fisiologia veterinária 2 e funções animais, abordando as percepções dos monitores sobre o impacto da monitoria no desempenho acadêmico dos estudantes, bem como no seu desenvolvimento pessoal. Metodologia: Durante o semestre 2024.1, este projeto de monitoria foi voltado à turma de fisiologia veterinária II do quarto semestre. Nesse período, foram utilizados por parte dos monitores, métodos de ensino baseados em revisão de conteúdo, com base no material didático do docente, e exercícios retirados da bibliografia sugerida no projeto de ensino da disciplina. Além disso, experimentamos abordagens tecnológicas como quiz virtual e revisão via “Google Meet” nos momentos pré-avaliação. Com a mudança da grade curricular em 2024.2, assumimos a monitoria de fisiologia veterinária dentro da disciplina de Funções Animais, do terceiro semestre, contemplando assim todo o conteúdo da fisiologia veterinária dentro do mesmo período de tempo. A abordagem do conteúdo permaneceu conforme o padrão anterior, porém, propondo projetos, em parceria com o professor orientador, para atrair a atenção do restante da turma a participar da monitoria. Foi implantada a utilização de vídeos de aprofundamento do assunto abordado em sala de aula, sendo estes disponibilizados aos estudantes após a monitoria, que continuaram sendo realizadas de forma presencial. Resultados e Discussão: No primeiro semestre de 2024, a turma foi composta por cerca de 70 alunos, dos quais 21% destes participaram frequentemente da monitoria. Para o semestre de 2024.2, percebeu-se um aumento do número de presentes nas monitorias. Em ambos os períodos letivos houve aumento do número de alunos que compareciam às monitorias que ocorriam de forma virtual. Os alunos demonstraram gratidão pelas monitorias, alegando uma ótima compreensão do conteúdo e melhora no desempenho em avaliação. Considerações Finais: Durante o período de monitoria, foi possível constatar a relevância desta atividade na formação acadêmica, como uma ferramenta fundamental no aprimoramento profissional por meio do processo de ensino, aprendizagem e iniciação à docência. Mesmo com uma adesão relativamente baixa, comparando com o número total de alunos das turmas, a monitoria acadêmica foi considerada uma atividade positiva que contribuiu para o crescimento pessoal e profissional dos monitores e das turmas abrangidas pelo projeto.
Palavras-chave: Medicina Veterinária. Estudo Descritivo. Docência
Referências:
REECE, W. O. Dukes | Fisiologia dos animais domésticos: 13. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Acesso em: 17 set. 2024
BRADLEY, G. K. Cunningham tratado de fisiologia veterinária: 5. ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2014. Acesso em: 17 set. 2024
OLIVEIRA, Juliane de; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. PRÁTICAS DE MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO BRASILEIRO. Educ. Teoria Prática, Rio Claro , v. 31, n. 64, e18, jan. 2021 . Disponível em . acessos em: 17 set. 2024. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14492.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018