Introdução: O presente trabalho é produto das discussões do Grupo de Estudos Psicanálise e Decolonialidade da Unifametro, no qual é estudado as epistemologias decoloniais e suas confluências com a teoria psicanalista. Desse modo, buscou-se analisar os processos de subjetivação de pessoas negras na sociedade brasileira a partir dos escritos de Neusa Santos Souza e Frantz Fanon, os autores elucidam como o sujeito negro, em decorrência do racismo estrutural da sociedade, introjeta em sua realidade psíquica o discurso da branquitude enquanto ideal, subordinando sua própria identidade. Diante disso, o negro busca formas de embranquecer seu corpo e sua identidade como, por exemplo, o apagamento de traços físicos negros e a busca de relações afetivas amorosas apenas com sujeitos brancos, popularmente chamada de palmitagem, algo exemplificado na pintura Redenção de Cam, do artista Modesto Brocos. Diante disso, a pesquisa evidencia, assim, a dialética opressiva que permeia os processos de subjetivação do negro. Objetivos: Objetivamos nesse trabalho analisar estratégias de embranquecimento dos sujeitos negros comuns na contemporaneidade, dentre elas o apagamento de traços físicos e a busca de relações amorosas com pessoas brancas. Metodologia: A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica exploratória das obras de Frantz Fanon (2008) Pele negra, máscaras brancas, na de Neuza Santos Souza (2021) em Tornar-se negro: Ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social e a pintura A redenção de Cam de Modesto Brocos (1895). Resultados e Discussão: No decorrer da pesquisa bibliográfica inicial foi constatado como o Ideal de Eu que se refere às balizas imaginárias e simbólicas veiculadas pelo outro da cultura, perante as quais o Eu se constitui como devir, guardando estruturalmente as referências identificatórias para o sujeito. Para Neuza dos Santos Souza (2021), o sujeito negro se encontra em um movimento constante de adequação do Eu, que carrega as marcas de um narcisismo original ferido e confundido pela branquitude, com isso, o Ideal de Eu do negro, inserido em uma cultura estruturalmente racista, é constituído em torno de padrões brancos, produzindo no negro o desejo de ser branco e gerando assim uma ferida narcísica impossível de ser “curada”. Essa ferida, marcada pela desvalorização de sua própria identidade racial, leva muitos indivíduos a adotar estratégias de embranquecimento, na tentativa de se aproximar dos padrões dePalavras-chave
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018