Introdução: Probióticos são microrganismos vivos que modulam as comunidades microbianas intestinais e podem ajudar a modular a liberação de certos compostos neuroativos, pois participam amplamente da liberação de vários hormônios e neurotransmissores relacionados ao eixo intestino-cérebro. Objetivo: Revisar os efeitos da suplementação de Lactobacilos e ansiedade em adultos. . Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, elaborada a partir da seguinte pergunta problema: “Há evidências dos efeitos da suplementação de Lactobacilos e ansiedade?”. O levantamento científico foi realizado no mês de agosto de 2024, nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) no idioma inglês: “Lactobacillus” e “Anxiety”, combinados com o operador boleano “AND“. Resultados:Após ampla pesquisa nas bases PubMed e BVS, foram selecionados quatro estudos (Lew, 2019; MA, 2021; Salleh, 2021; e Wu, 2021) que analisaram a eficácia dos Lactobacillus Plantarum e Casei no tratamento e prevenção da ansiedade. Os estudos avaliaram grupos compostos por adultos durante cerca de 6 a 12 semanas. Os resultados indicaram possível ligação entre a modulação da microbiota intestinal e o alívio da ansiedade e do estresse, reforçando a importância do eixo intestino-cérebro no alívio de sintomas relacionados ao estresse. Considerações finais: Os resultados dos estudos revisados trazem evidências de que a suplementação com probióticos pode ser eficaz na redução da ansiedade e da saúde mental. Esses resultados apoiam a ideia de que os probióticos têm potencial para melhorar a qualidade de vida em uma variedade de contextos e populações.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018