Introdução: A oferta de uma dieta rica em sementes gordurosas e carente em nutrientes está associada à incidência das enfermidades oriundas da alimentação errônea e, dentre elas, as hepatopatias. Objetivo: Descrever o caso de uma calopsita (Nymphicus hollandicus) atendida na clínica veterinária Bicho do Mato, em Fortaleza - CE, com suspeita de hepatopatia associada a manejo alimentar inadequado. Métodos: No exame clínico, foram identificados sinais de comprometimento hepático e neurológico, como incoordenação motora, apatia e coloração amarelada das penas. Amostras de sangue e fezes foram coletadas para hemograma, exames bioquímicos, parasitológicos e pesquisa de megabactéria. Resultados: Os exames revelaram desidratação, anemia hipocrômica e inflamação sistêmica. O aumento de hematócrito sugeriu desidratação, e a redução de CHCM indicou anemia associada à disfunção hepática. A leucocitose e a alta contagem de heterófilos sugeriram inflamação aguda, possivelmente causada por intoxicação. A bioquímica mostrou elevação de CPK, sugerindo dano muscular, potencialmente ligado à movimentação excessiva ou contato com substâncias tóxicas. O colesterol elevado reforçou a hipótese de hepatopatia, enquanto a hiperuricemia sugeriu disfunção hepática e renal. Exames parasitológicos e de megabactéria foram negativos. Esses achados indicam hepatopatia associada a manejo alimentar inadequado e possível intoxicação. Considerações finais: Este caso reforça a relevância de práticas alimentares adequadas e balanceadas na prevenção de doenças hepáticas em aves exóticas, bem como a importância do acompanhamento veterinário contínuo para promover a saúde e o bem-estar dessas espécies.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018