Introdução: Impulsionada por questões ambientais decorrentes do intenso uso de combustíveis fosseis foram adotadas medidas para transição para uma matriz energética renovável e limpa. No tange a implementação da energia eólica, energia limpa e renovável, o Estado do Ceará se destaca devido o grande potencial de sua vasta zona litorânea. Porém, apesar de todo esse potencial energético, estudos revelam questões ambientais decorrentes das referidas implantações estão violando os pilares do desenvolvimento sustentável. Objetivo: Diante disso, o objetivo geral da presente pesquisa consistente em analisar a sustentabilidade socioambiental no processo de instalação e permanência de parques eólicos no Estado do Ceará e o atendimento do princípio do desenvolvimento sustentável previsto no ordenamento jurídico brasileiro. Como objetivos específicos, tem-se como objetivos específicos: verificar o avanço da implementação da energia eólica no Brasil e no norte brasileiro, como ênfase no Estado do Ceará; identificar as orientações legais e constitucionais para aplicação do princípio do desenvolvimento sustentável e compreender os impactos decorrentes da implementação de parques eólicos no litoral do Ceará. Métodos: trata-se de pesquisa bibliográfica de análise qualitativa. Resultados: Após a pesquisa, constatou-se que a implantação dos parques de energia eólica na região nordeste do Brasil, mais precisamente no Estado do Ceará, ocasiona desde conflitos sociais até a perda do habitat da fauna, da flora local. Considerações finais: Foi possível concluir que simplificação do processo de fiscalização e o estímulo à permanência desses empreendimentos, ameaça os recursos ambientais e direito sociais, gerando conflitos legais e principiológicos do tão almejado desenvolvimento sustentável.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018