Introdução: O presente relato de experiência surge em decorrência do programa de monitoria e iniciação cientifica (PROMIC), vinculado a coordenadoria de pesquisa e monitoria (COOPEM) e oferecido pela UNIFAMETRO, por meio do qual se propõe oportunizar uma experiência teórica e prática na formação acadêmica e profissional do discente. O presente relato abordará a experiência da monitoria apontando para tanto o seu desenvolvimento, as dificuldades enfrentadas e as contribuições do projeto para os principais envolvidos, quais seja o monitor e os alunos matriculados na disciplina. A monitora desenvolvida teve como alvo a abordagem e o reforço do conteúdo da disciplina de Direito Civil III (teoria geral dos contratos), que integra a grade 4° semestre do curso de direito. Referida disciplina versa sob os princípios e fundamentos comuns a todas as espécies de contratos, prática esta comum em nosso meio social e jurídico. Nesse mesmo sentido, segundo Tartuce (2022, p.1.134) “a própria palavra sociedade traz a ideia de contrato, de composição entre as partes com uma finalidade” Ao longo dos dois semestres abordados pelo projeto, foram desenvolvidas diversas atividades com o fim de favorecer um melhor rendimento do alunato na disciplina, servindo a monitoria de um importante suporte para o êxito da aprendizagem pois “a maneira como o professor explica nem sempre é entendida por todos, e é praticamente impossível saber o que se passa na mente de cada um dos estudantes” (Monereo, 2007). No período do referido projeto, ocorreu a troca de professora/orientadora, bem como do formato da disciplina. No semestre de 2024.1, a disciplina fora ministrada de modo 100% presencial, já no decorrer do semestre de 2024.2 esta passou a ministrada de forma semipresencial. Pensando nisso, houve a diversificação metodológica onde se trabalhou a implementação de material complementar já oferecido pelo docente ao aluno. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência a percepção da monitoria a partir da transição da modalidade presencial para a semipresencial, abordando em si todas as dificuldades, nuances e reflexões sob o projeto. O principal fundamento consiste no fato da monitoria ter o condão de “[...] desencadear um processo de construção de autonomia, controle e consciência para o sujeito e para o grupo” (Anastasiou & Alves, 2006, p 67-100). Metodologia: A aplicação metodologia do projeto de monitoria se baseou na carga horária do programa, que estabelece um regime de 10 (dez) horas de trabalho semanais para o monitor. Para que a carga horária fosse desempenhada em sua plenitude, foi desenvolvido um plano de ação com diferentes abordagens para que os discentes pudessem participar mais ativamente das atividades e obtivessem um melhor resultado no entendimento da disciplina. Ficou decidido que os encontros da turma com o monitor aconteceriam de maneira presencial e periódica (uma vez na semana). Para isso, realizou-se a reserva da sala, disponibilização de material complementar desenvolvido pelo monitor e criação de grupo no Whatsapp para acompanhamento mais dinâmico da turma. Dada as devidas apresentações do monitor para a turma, os alunos foram inseridos na temática da disciplina de forma prática e didática, buscando diferentes formas e meios de abordagens para aprendizado mútuo. Conforme o projeto se desenvolvia, os alunos receberam materiais elaborados pelo monitor, tais como mapas mentais, infográficos, resolução de questões do exame de ordem (OAB) e de concursos públicos, resumos estruturados, vídeos gravados abordando a temática e slides semelhantes aos que as professoras utilizavam em sala. A “metodologia inclui simultaneamente a teoria da abordagem, os instrumentos de operacionalização do conhecimento e a criatividade do pesquisador” (Minayo,2025, p 14), diante disso o presente trabalho se deu em duas frentes semelhantes, porém com a adaptação necessária as turmas em que o período da monitoria abordou. Nas duas turmas do turno da manhã (2024.1 e 2024.2), os encontros aconteciam de maneira presencial. Para turma da noite, por opção dos alunos, os encontros acontecerem via plataforma Google Meet. Vale ressaltar que o monitor não ministrou aula, mas utilizou de técnicas organizacionais para um melhor aproveitamento de um conteúdo já ministrado em sala. Resultados e Discussão: Inicialmente, a adesão da turma foi baixa em relação a quantidade de alunos matriculados na disciplina. No entanto, os alunos que puderam participar dos encontros deram um retorno positivo em relação ao projeto. Conforme as avaliações se aproximavam, os discentes passaram a aderir mais aos encontros. Observou-se que a causa determinante para a baixa adesão da turma ao projeto, se deu porque os encontram estavam programados para o período diurno, após suas respectivas aulas. Esse fator implicou diretamente na incompatibilidade do horário dos encontros das duas turmas (2024.1 e 2024.2) com os estágios externos dos discentes matriculados na disciplina. Para as 3 (três) turmas atingidas pelo projeto (principalmente a turma de 2024.2 do período noturno) o uso do Whatsapp demonstrou-se bastante proveitoso, proporcionando interatividade com os alunos e sendo fonte de diálogo direto para tirar dúvidas. A plataforma do moodle também favoreceu o envio de material e informações para a turma. Ressalta-se que a mudança do formato da disciplina de presencial para semipresencial, causou insatisfação nos alunos, que alegaram que tal mudança fora muito prejudicial para aprendizagem. No entanto, as ideias iniciais do projeto foram devidamente implantadas e os alunos tiveram o apoio necessário ao longo do semestre. Apesar da baixa adesão das turmas relacionadas ao período relatado da monitoria, o projeto tornou-se bastante proveitoso e capaz de agregar conhecimento aos alunos participantes. Considerações finais: Diante do que foi apresentado, a monitoria proporcionou muitos benefícios para todas os participantes do projeto, embora a mudança disciplina para modalidade semipresencial tenha acarretado um impacto negativo para o desenvolvimento da turma, uma vez que o professor deve fazer abordagem prática em sala de aula aos alunos cabe a realização de leituras prévias. No entanto, nem sempre o estudante dispõe de tempo suficiente para realizar as leituras indicadas pelo professor. Em regra, tal fato se deve porque a grande maioria dos estudantes exercem atividade laborativa. Sendo assim, a experiencia demonstrou que a abordagem teórica e prática em sala pelo docente é medida que favorece um maior proveito para o alunato.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018