Relato de Experiência Monitoria Semipresencial de Ciências Morfológicas Veterinárias

  • Autor
  • Thais Oliveira Santos
  • Co-autores
  • Maria Clara Silva Canário , Vinícius Diniz da Silva , José Vilemar de Araújo Filho , Carlos Eduardo Azevedo Souza
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria é uma atividade acadêmica focada em aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, onde o monitor desempenha o papel de facilitador, ajudando os alunos a esclarecer suas dúvidas durante os estudos. Na cadeira de Ciências Morfológicas, essa função é ainda mais crucial devido à complexidade dos temas abordados, como anatomia e histologia. Objetivo: Relatar a experiência na monitoria acadêmica em Ciências Morfológicas Veterinárias, destacando o desenvolvimento de habilidades de ensino e comunicação dos monitores, bem como o suporte oferecido aos estudantes. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo em formato de relato de experiência, enunciando a interação entre os monitores, estudantes do curso de Medicina Veterinária, e os alunos matriculados na disciplina de Ciências Morfológicas Veterinárias, durante o semestre letivo de 2024.1 e 2024.2. No decorrer da monitoria, foram empregados recursos como slides, vídeo aulas, mapas mentais, simulados, além de atividades dinâmicas e interativas. Os recursos empregados foram escolhidos e avaliados através de formulários e enquetes, que os alunos selecionavam o de sua preferência, opinavam e tiravam dúvidas, além da comunicação livre no grupo de mensagens da monitoria. Resultados e Discussão: A monitoria em Ciências Morfológicas, anatomia e histologia veterinária, foi uma experiência que combinou constante aprendizado e desafios. Durante esse período, os monitores tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na disciplina e saberes que servirão como base ao longo de suas trajetórias acadêmicas. Em virtude do projeto, os monitores conseguiram auxiliar os estudantes de maneira presencial e EAD, por meio de explicações teóricas, exemplos práticos, atividades interativas e revisões, possibilitando assim a compreensão do conteúdo.

     As responsabilidades como monitor incluíram a preparação e condução de encontros práticos em laboratórios e em plataformas digitais, a organização de materiais didáticos e a realização de sessões de revisão antes das provas. Em Anatomia, na identificação e memorização de estruturas anatômicas em peças. Em Histologia, nas análises de lâminas histológicas sob o microscópio, destacando as características celulares e teciduais de diferentes órgãos. Entre os maiores desafios, o conflito de horários entre monitores e alunos destacou-se. Alguns possuíam trabalho no contraturno, enquanto outros enfrentavam dificuldades de logística, pois moram em outras cidades. Visto isso, foi necessária uma adaptação pedagógica, como a utilização da modalidade EAD e o recurso de gravar as monitorias. Ademais, explicações alternativas e recursos visuais para facilitar o aprendizado, como atlas de peças anatômicas 3D e sites com microscopia digital foram utilizados. Com isso, foi possível abranger grande número de alunos para a monitoria. A interação com os alunos foi gratificante, muitos feedbacks positivos e construtivos. Os formulários utilizados na avaliação demonstraram que 100% dos alunos que frequentaram as monitorias, que equivale 22% dos alunos totais da disciplina, afirmaram que a monitoria ajudou na compreensão do conteúdo, o que reforçou o papel como facilitador e ajudou a construir uma relação de confiança entre alunos e monitores. A colaboração com os professores também foi importante, dando orientações sobre a condução das atividades práticas e a organização do conteúdo, além de feedbacks que contribuíram para a melhoria como monitor, promovendo uma troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e comunicativas. Considerações Finais: Portanto, o projeto de monitoria se revela fundamental, uma vez que proporciona o fortalecimento da comunidade acadêmica, a aproximação com a docência e contribui para a formação integral de futuros profissionais da saúde. Com isso, para a contínua melhoria da monitoria, se sugere a criação de um atlas digital do laboratório, a preservação adequada das peças anatômicas, e a disponibilização dos recursos 3D da Universidade para as monitorias online, essas iniciativas podem transformar a experiência de aprendizagem dos alunos, tornando-a mais acessível e interessante.

     

  • Palavras-chave
  • Docência, Medicina Veterinária, Anatomia, Histologia, Presencial, EAD
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
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  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
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A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

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