Introdução: A monitoria é uma atividade acadêmica focada em aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, onde o monitor desempenha o papel de facilitador, ajudando os alunos a esclarecer suas dúvidas durante os estudos. Na cadeira de Ciências Morfológicas, essa função é ainda mais crucial devido à complexidade dos temas abordados, como anatomia e histologia. Objetivo: Relatar a experiência na monitoria acadêmica em Ciências Morfológicas Veterinárias, destacando o desenvolvimento de habilidades de ensino e comunicação dos monitores, bem como o suporte oferecido aos estudantes. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo em formato de relato de experiência, enunciando a interação entre os monitores, estudantes do curso de Medicina Veterinária, e os alunos matriculados na disciplina de Ciências Morfológicas Veterinárias, durante o semestre letivo de 2024.1 e 2024.2. No decorrer da monitoria, foram empregados recursos como slides, vídeo aulas, mapas mentais, simulados, além de atividades dinâmicas e interativas. Os recursos empregados foram escolhidos e avaliados através de formulários e enquetes, que os alunos selecionavam o de sua preferência, opinavam e tiravam dúvidas, além da comunicação livre no grupo de mensagens da monitoria. Resultados e Discussão: A monitoria em Ciências Morfológicas, anatomia e histologia veterinária, foi uma experiência que combinou constante aprendizado e desafios. Durante esse período, os monitores tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na disciplina e saberes que servirão como base ao longo de suas trajetórias acadêmicas. Em virtude do projeto, os monitores conseguiram auxiliar os estudantes de maneira presencial e EAD, por meio de explicações teóricas, exemplos práticos, atividades interativas e revisões, possibilitando assim a compreensão do conteúdo.
As responsabilidades como monitor incluíram a preparação e condução de encontros práticos em laboratórios e em plataformas digitais, a organização de materiais didáticos e a realização de sessões de revisão antes das provas. Em Anatomia, na identificação e memorização de estruturas anatômicas em peças. Em Histologia, nas análises de lâminas histológicas sob o microscópio, destacando as características celulares e teciduais de diferentes órgãos. Entre os maiores desafios, o conflito de horários entre monitores e alunos destacou-se. Alguns possuíam trabalho no contraturno, enquanto outros enfrentavam dificuldades de logística, pois moram em outras cidades. Visto isso, foi necessária uma adaptação pedagógica, como a utilização da modalidade EAD e o recurso de gravar as monitorias. Ademais, explicações alternativas e recursos visuais para facilitar o aprendizado, como atlas de peças anatômicas 3D e sites com microscopia digital foram utilizados. Com isso, foi possível abranger grande número de alunos para a monitoria. A interação com os alunos foi gratificante, muitos feedbacks positivos e construtivos. Os formulários utilizados na avaliação demonstraram que 100% dos alunos que frequentaram as monitorias, que equivale 22% dos alunos totais da disciplina, afirmaram que a monitoria ajudou na compreensão do conteúdo, o que reforçou o papel como facilitador e ajudou a construir uma relação de confiança entre alunos e monitores. A colaboração com os professores também foi importante, dando orientações sobre a condução das atividades práticas e a organização do conteúdo, além de feedbacks que contribuíram para a melhoria como monitor, promovendo uma troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e comunicativas. Considerações Finais: Portanto, o projeto de monitoria se revela fundamental, uma vez que proporciona o fortalecimento da comunidade acadêmica, a aproximação com a docência e contribui para a formação integral de futuros profissionais da saúde. Com isso, para a contínua melhoria da monitoria, se sugere a criação de um atlas digital do laboratório, a preservação adequada das peças anatômicas, e a disponibilização dos recursos 3D da Universidade para as monitorias online, essas iniciativas podem transformar a experiência de aprendizagem dos alunos, tornando-a mais acessível e interessante.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018