Introdução: A aplicação do princípio da insignificância em relação à tutela do meio ambiente, especialmente em casos de pesca irregular, tem gerado debates significativos nos tribunais brasileiros. Esse princípio, que visa desconsiderar condutas de menor gravidade, enfrenta entraves quando confrontada com a proteção ambiental dada a natureza irreversível dos danos que essa conduta pode causar. Objetivo: Sendo assim, o objetivo geral da presente pesquisa consiste em analisar a aplicação do princípio da insignificância em casos de uso inadequado de petrechos pesca segundo posicionamento do Superior Tribunal de Justiça. Como objetivo específico, tem-se de compreender o fundamento legal do princípio da insignificância e verificar a sua aplicabilidade no enfrentamento do uso de petrechos de peça a partir de decisões do Superior Tribunal de Justiça. Métodos: Trata-se de pesquisa bibliográfica de análise qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa o levantamento de dados constante em sites jurídicos, lei, doutrina, decisões judiciais e artigos científicos, que foram coletados do Google Acadêmico, do portal CAPES e do site SciELO. Resultados: Das quatro decisões analisadas, uma julgou procedente o pedido de aplicação do princípio da insignificância. Nas outras três, o tribunal decidiu que a proteção ambiental prevalece sobre o princípio da bagatela, resultando em decisões favoráveis à tutela do meio ambiente devido, principalmente, ao uso de petrechos proibidos. Considerações finais: O Superior Tribunal de Justiça demonstra estar atento às questões de proteção ambiental aplicando a punição pelo uso de petrechos proibidos mediante a ponderação da prática ilegal, independente do existir proveito ou não para os infratores.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018