Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma condição metabólica crônica caracterizada pela resistência à insulina e pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Entre as várias opções terapêuticas disponíveis, o exercício físico tem se destacado como uma abordagem terapêutica não-farmacológica eficaz no controle dessa patologia. Objetivo: Conhecer os efeitos do exercício físico no controle glicêmico de pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de artigos pesquisados nas bases de dados PubMed, PEDro e Scielo utilizando os descritores: “Diabetes mellitus, type 2”; Aerobic exercise; Physical Therapy; e Glycaemic control, sendo aplicado o operador booleano AND. Foram aplicados os filtros: ensaio clínico, ensaio controlado randomizado, estudos publicados nos últimos 5 anos, texto completo gratuito, e nos idiomas inglês e português, sendo encontrados 39 artigos. Destes foram excluídos os duplicados, que não especificassem o tipo de exercício ou que utilizaram apenas exercícios resistidos, e que não tivessem alinhados com os objetivos do estudo, sendo assim selecionados um total de 13 artigos. Resultados e Discussão: Dos 13 artigos utilizados, cinco (n=5) apresentaram como método de intervenção exercícios de caminhada, três (n=3) utilizaram caminhada + ciclismo, um (n=1) realizou exercícios ativos de MMSS e MMII + caminhada, três (n=2) utilizou somente ciclismo, um (n=1) aplicou exercícios resistidos + ciclismo e um (n=1) apresentou um circuito funcional. O tempo dos estudos se desenvolveram de 6 a 52 semanas, com frequência semanal de 2 a 5 vezes, e com duração média de 14 a 60 minutos por dia. Avaliação do controle glicêmico foi realizada pelo marcador bioquímico da hemoglobina glicada (HbA1c), em todos os estudos. Destes, 11 estudos apresentaram diminuição da HbA1c. No estudo que comparou dos efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e o treinamento contínuo de intensidade moderada (MICT) não foi possível observar diferença na diminuição na HbA1c entre eles. Já o que avaliou se o treinamento de força é mais eficaz do que o exercício aeróbico obteve como resultado que o treinamento de força sozinho é superior quando comparado aos exercícios aeróbicos na redução dos níveis de HbA1c. Conclusão: Intervenções envolvendo exercícios físicos aeróbios e resistidos, são eficazes na redução dos níveis de hemoglobina glicada (HbA1c), um importante marcador de controle glicêmico. Esses resultados reforçam que o exercício físico é uma ferramenta complementar importante no tratamento de pacientes com DM2.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018