Introdução: O ensino em Enfermagem deve ser permeado por estratégias que instiguem os alunos a pensar em seu contexto de prática, possibilitando otimizar a relação dos conhecimentos, práticas e atitudes necessários para o cuidado. Na área de ginecologia e obstetrícia, determinados conteúdos são de difícil assimilação devido ao distanciamento com os contextos de atuação dos alunos, sendo necessária a aplicação de estratégias que possam mediar o entendimento da relação teoria e prática do cuidar. Objetivo: Descrever o percurso pedagógico de utilização das estratégias Flipped Learning e Case Based Learning no ensino do processo de cuidar da Saúde da Mulher. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico para detalhar o percurso pedagógico de desenvolvimento e execução de aulas práticas realizadas nos meses de agosto e setembro em um curso de Enfermagem de uma faculdade de Maracanaú-CE. O estudo é isento de análise do Sistema CEP/CONEP considerando o disposto na Resolução nº 510/16. Resultados: A preparação dos alunos considerou materiais de síntese oriundos de fontes do Ministério da Saúde e os cases abordados nas aulas evidenciaram demandas das pacientes de forma objetiva, utilizando linguagem comum, visando aproximação dos alunos com necessidades complexas e reais de atendimento. A simulação do atendimento objetivou o trabalho em equipe e exercício da capacidade crítica e criatividade. Considerações finais: Considera-se que a combinação das estratégias pode colaborar para o desenvolvimento de habilidades importantes para os alunos de Enfermagem, promovendo a autonomia, comunicação, capacidade crítica na resolução de problemas e qualificação da assistência prestada às mulheres.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018