RELATANDO A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL DE UMA DISCENTE NOS CUIDADOS COM O PÉ DIABÉTICO
Área Temática: Processo de Cuidar
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Encontro Científico: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa
Introdução: O pé diabético é uma condição que se refere a doenças vasculares periféricas que afetam as pessoas com Diabetes Mellitus (DM). Essa condição muitas vezes não identificada de forma precoce, tem como principal complicação a neuropatia periférica, estabelecendo úlceras de difícil cicatrização e infecções (Brasil, 2016). O Pé Diabético (PD) ou Úlceras Neuropáticas (UP) é um problema de saúde pública que gera altos custos para todo setor responsável pelo tratamento de pessoas com essa condição, embora seja um assunto muito abordado, ainda existem muitos desafios no tratamento de pé diabético em pessoas em situação de vulnerabilidade (Andrade et al., 2024). O tratamento ambulatorial em tempo oportuno dessas úlceras utilizando as técnicas e materiais adequados, coberturas específicas e as devidas orientações para o autocuidado, colabora para uma melhora na qualidade de vida e reduz o quadro de hospitalizações por infeções, que podem quase sempre evoluir para amputações (Gonçalves et al., 2024; SBD, 2023). Pessoas com essas condições buscam o Ambulatório do Pé Diabético (APD) da Cínica Integrada de Saúde de uma instituição educacional de nível privado que possuí acessibilidade a comunidade, e por fornecer serviço de Enfermagem especializado em Estomaterapia. Vários cuidados são dispensados a essas pessoas, e um fator importante no tratamento das úlceras é acompanhar a evolução dos cuidados dentro e fora do ambulatório, buscando integrar a importância do autocuidado com o tratamento por um profissional capacitado e especialista, e discentes de enfermagem. Entendendo isso, percebe-se que prática assistencial constitui elemento essencial na consolidação da identidade do discente de enfermagem (Santo Neto et al., 2024). A imersão diária no campo, aliada à sólida formação pedagógica, reverbera na execução prática e fortalece as competências técnicas em um cuidado especializado em Estomaterapia. Objetivo: Relatar a influência da prática assistencial de uma discente nos cuidados com o pé diabético. Metodologia: Trata-se de um Relato de Experiência (RL) sobre a experiência de uma discente nos cuidados às com úlceras neuropáticas por complicações do pé diabético com foco no cuidado ao pé, e educação no autocuidado, realizado em um Ambulatório de Estomaterapia de uma Clínica Escola Integrada de um Centro Universitário privado em Fortaleza-Ceará-Brasil, realizado entre agosto e setembro de 2024. Por se tratar de um (RL), o trabalho não precisou ser enviado ao Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados e Discussão: Os resultados foram divididos em dois momentos: 1) Treinamento prático: esse momento foi realizado com a professora sobre os cuidados a serem realizados, bem como a busca na literatura científica sobre conteúdos que abordassem a temática, e 2) Execução prática: nesse momento, a discente colocou em prática os conhecimentos adquiridos, a destacar: realização de consulta de enfermagem; planejamento e avaliação das condutas; prestação de assistência qualificada envolvendo a educação para o autocuidado, avaliação das necessidades biopsicossociais gerais do indivíduo e família; avaliação e estabelecimento do plano terapêutico junto com os membros da equipe; prescrição dos cuidados com a pele em geral e demais medidas de preservação da integridade cutânea; realização e troca de curativos e coberturas; realização de desbridamento instrumental conservador, se necessário, de acordo com a resolução do conselho de classe da Enfermagem, dentre outros. Considerações finais: Sabe-se que para o tratamento de úlceras neuropática é preciso uma capacitação do discente de enfermagem com embasamento em estudos científicos para melhor capacitação e atendimento individualizado dessas pessoas, podendo trazer bons resultados e impedindo que elas evoluam para amputações ou casos severos de infecções. Além de considerar que a experiência do discente e o contato contínuo com o paciente e cuidador, é uma maneira eficaz de aprendizagem e estabelecimento de um vínculo necessário para o atendimento humanizado.
Palavras-chave: Enfermagem; Discente; Diabetes Mellitus; Pé diabético; Aprendizagem.
Referências:
ANDRADE, R. C. et al. Perception of diabetic users about self-care for their feet: a qualitative analysis. Cogitare Enferm. [Internet]. 2024 [cited “insert year, month and day”]; 29. Available from: https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95131.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: MS; 2016
GONÇALVES, P. H. et al. Ulcers or infections of the lower limbs in people with diabetes mellitus: nurses’ knowledge and practices. Cogitare Enferm. [Internet]. 2024 [cited “insert year, month and day”]; 29. Available from: https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.94957.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Manual de os pés para diabetes. Sociedade Brasileira da Diabetes, [s. l.], v. 2, p. 64, 2023
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
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