Introdução: O Conceito Neuroevolutivo Bobath surgiu como uma intervenção essencial, primordialmente para crianças neuroatípicas, especialmente em crianças com Paralisia Cerebral (PC). O objetivo desta abordagem é corrigir anormalidades do tônus postural, facilitar o controle motor e melhorar a qualidade dos movimentos, facilitando o paciente a atingir seu máximo potencial de desenvolvimento e independência. O desenvolvimento neuropsicomotor envolve processos de crescimento, amadurecimento, aquisição de conhecimento e reestruturação psicológica do ser humano. É através desses processos que a criança adquire habilidades motoras, tanto as grosseiras, que envolvem manuseios dos movimentos corporais amplos, quanto as finas, que abrangem o controle de mobilidades mais precisas e capacidades gerais, que inclui a parte de convívio social. A PC é caracterizada por um grupo de disfunções e alterações posturais, funcionais e tônus muscular que resulta em lesões permanentes no Sistema Nervoso Central (SNC), podendo resultar danos ao cérebro que ocorrem durante o desenvolvimento fetal ou pouco após o nascimento. Além dos disfuncionamentos funcionais, a PC frequentemente inclui dificuldades sensoriais, comunicativas e comportamentais, bem como interação e integração social, e anomalia cognitiva. Objetivo: Identificar os impactos do Conceito Neuroevolutivo Bobath na melhora do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com PC. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de artigos indexados nas plataformas: BIREME, LILACS, PUBMED, e SCIELO. Para a busca dos artigos, foram utilizados os descritores: “Neurodevelopmental disorder”, “Development”, “Children” e “Bobath”. Após a seleção dos artigos, os dados foram retirados e organizados em uma planilha classificada por ano de publicação, tipo de pesquisa, intervenções realizadas e principais descobertas. Em seguida, foram divididas de acordo com os objetivos abordados, permitindo uma avaliação comparativa entre os diferentes tópicos. Foram incluídos estudos dos tipos clínicos, qualitativo e quantitativo randomizado, publicados na íntegra nas línguas portuguesa e inglesa no período de 2014 a 2024. Foram excluídas temáticas que incluíam crianças típicas e estudos duplicados. A partir da busca realizada foram encontrados 47 artigos. Após a leitura e análise foram incluídos 12 artigos. Resultados e Discussão: A maioria dos estudos incluíram pacientes de ambos os sexos, entre 0 e 14 anos de idade, que apresentavam dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor. Os estudos tiveram como método de análise a Medida da Função Motora Grossa (GMFM), que é composta por 88 itens de diferentes atividades motoras agrupadas em 5 dimensões: deitar e rolar; sentar; engatinhar; ajoelhar; ficar em pé; andar, correr e pular. Essa escala teve uma pontuação de 0 a 3, sendo 0 “não inicia”, 1 “inicia”, 2 “completa parcialmente”, 3 “completa”, de acordo com as habilidades e idade dos pacientes; apresentando benefícios como reabilitação da assimetria postural, ganho no desenvolvimento e função motora, o aumento da autoconfiança; promover independência; melhorar a interação social e estímulo cognitivo visando promover a melhora na funcionalidade nas atividades básicas do cotidiano. Outro meio utilizado foi para ter efeitos através do alongamento passivo lento do músculo tríceps sural e da técnica para diminuir o tônus do conceito Bobath na amplitude de movimento (ADM) de dorsiflexão do tornozelo de crianças com PC espástica, contendo três protocolos: 1° aplicação de alongamento muscular passivo; 2° técnica para diminuir o tônus no conceito bobath; 3° emprego associado dos dois protocolos, tendo como resultados: na técnica de alongamento muscular passivo lento aplicado no músculo tríceps sural é eficaz na diminuição da espasticidade, pois promoveu aumento da ADM do tornozelo dos participantes. A técnica para diminuir o tônus do conceito Bobath aplicada mostrou-se eficaz para o tratamento da espasticidade, uma vez que após sua aplicação foi possível observar, além de aumento do ângulo de dorsiflexão passiva, uma diminuição do grau da espasticidade. No entanto, após a aplicação das duas técnicas associadas, os resultados foram ainda melhores, pois o aumento do ângulo de dorsiflexão foi maior e o grau de espasticidade também diminuiu. Após a utilização dessas intervenções, observou-se que elas se complementam, pois abrange todas as áreas da vida dessas crianças físicas e mental, contendo resultados positivos para uma boa qualidade de vida. Foi observado algumas limitações como a pouca demanda de crianças avaliadas, amostras pequenas e homogênea, fazendo com que esses estudos não fossem mais concretos, limitando a generalização dos resultados em relação a variabilidade entre os participantes, em termos de idade, grau de comprometimento motor e nível de função, dificultando a identificação de padrões consistentes de eficácia. Considerações finais: A partir de análise de estudos recentes, foi possível constatar a importância do conceito Bobath e seu desempenho de função crucial no desenvolvimento psicomotor dessas crianças com PC, promovendo resultados positivos no processo de evolução na infância. Por fim, vale ressaltar que a abordagem multidisciplinar, que inclui profissionais da saúde, educadores e familiares, é fundamental para proporcionar um suporte amplo que as pessoas em convívio com essas crianças saibam a importância de uma boa técnica e um bom profissional para esse grupo que convive com o aumento no interesse nessa área, porém ainda longe de suprir sua demanda, representando essa população infantil, proporcionando um impacto positivo e duradouro na qualidade de vida não só desses pacientes, como também em suas famílias.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018