ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE SIMULADORES PARA O MANEJO CLÍNICO EM ENFERMAGEM SOBRE LESÕES POR PRESSÃO ESTÁGIO 4

  • Autor
  • Rebecca Forte Rodrigues
  • Co-autores
  • Viviane de Oliveira Aragão Feijó , Luciana Catunda Gomes de Menezes
  • Resumo
  • Introdução: As lesões por pressão (LP) são identificadas como qualquer lesão causada por pressão contínua, cisalhamento ou fricção, podendo levar à morte do tecido. Essas lesões costumam ocorrer em áreas de proeminências ósseas e são classificadas em quatro estágios principais, facilitando o diagnóstico adequado. O estágio 4 representa o nível mais severo, caracterizado pela perda total de tecido cutâneo, com exposição de ossos, tendões ou músculos. E estas têm um impacto significativo sobre pacientes, familiares e o sistema de saúde. Ademais, são recorrentes, incapacitantes e afetam severamente a qualidade de vida, provocando dor, sofrimento, aumento do tempo de internação e, em casos extremos, até a morte. Além disso, exigem tratamentos prolongados e estão associadas a altos índices de morbidade, mortalidade e custos. No contexto da enfermagem, o manejo de lesões por pressão requer uma abordagem detalhada e bem fundamentada, o que torna o treinamento prático indispensável. Por essa razão, o desenvolvimento de simuladores de baixo custo tem ganhado relevância, pois possibilita a prática sem a necessidade de altos investimentos. Objetivo: Relatar a elaboração e aplicação de simuladores para o manejo clínico em enfermagem sobre lesões por pressão estágio 4. Métodos: Relato de experiência sobre o processo de construção e aplicação de simulador para o ensino-aprendizagem de discentes de enfermagem sobre lesão por pressão estágio 4, realizado setembro de 2024, em uma clínica escola de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Fortaleza-Ceará-Brasil. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o CAAE nº 30939420.1.00005054. Ademais, o processo de validação acontecerá posteriormente. Resultados e Discussão: A pesquisa se desenvolveu em três etapas, a destacar: 1. Estado da arte; 2. Elaboração dos Simuladores; 3. Aplicação do simulador. Na etapa inicial, foi realizado o Estado da arte, por meio de um levantamento bibliográfico, selecionando referências que fundamentaram o arcabouço teórico sobre o tema. Com esses conhecimentos em mãos, deu-se início à segunda etapa, que consistiu na elaboração. Foi realizada a montagem da placa com os seguintes materiais: um isopor (30mm) medindo 100 cm x 50 cm, massa de biscuit, tinta acrílica, verniz acrílico e pincéis. Do isopor foi extraído um pedaço (placa) de aproximadamente 17cm x 24cm e foi efetuado uma inserção profunda em formato irregular medindo 12cm x 10cm. Em seguida, a placa foi coberta com a massa de biscuit. Aguardadas 24h, a inserção foi pintada conforme os diferentes tipos de tecidos presentes na lesão por pressão estagio 4, como áreas de necrose, esfacelo, tecido de granulação, exposição óssea e de tendões. Finalizada essa fase, as placas foram envernizadas para sua melhor durabilidade e conservação. O custo firmou-se em aproximadamente R$ 35,00. A etapa de Aplicação do simulador aconteceu em um momento na clínica escola de uma IES em Fortaleza-Ceará em que estavam reunidos 5 alunos da graduação de enfermagem. Essa etapa se desenvolveu pelo seguinte formato: a) um facilitador explicou sobre as características da lesão por pressão estágio 4, tecidos presentes e quais níveis de tecidos são acometido. b) em seguida, com o uso de uma régua de papel e uma pinça foi realizado um treinamento prático para fazer a medida da lesão. c) para o ensino sobre os tipos de tecido foi solicitado aos alunos que escrevessem uma evolução de enfermagem destacando os tipos de tecidos presente na lesão, o tamanho mensurado, presença de tunelamento, condições das bordas e da pele perilesão; e que sugerissem o tipo de cobertura a ser utilizada. Considerações finais: O uso de simuladores no ensino de enfermagem tem demonstrado aumentar significativamente a retenção de conhecimento e melhorar o desempenho dos estudantes em situações reais. Neste estudo, a simplicidade dos materiais, aliada à criatividade na construção, permitiu a criação de um simulador acessível e funcional. Embora não substitua a experiência em pacientes reais, este modelo ofereceu uma alternativa eficaz para que os alunos praticassem e desenvolvessem habilidades em um ambiente controlado, seguro e com conhecimentos práticos. Como limitações da pesquisa têm-se: o modelo de LP não permite avaliar particularidades clínicas das feridas como dor, odor, exsudato. Apesar disso, espera-se que, após o processo de validação, essa tecnologia possa ser integrada às atividades de ensino e aprendizado de estudantes de graduação em enfermagem. 

  • Palavras-chave
  • Enfermagem; Lesão por pressão; Simuladores.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas
  • Políticas e práticas em saúde mental
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde coletiva, promoção e prevenção em odontologia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues 
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira 
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018