ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR: DESENVOLVIMENTO DE JOGO DE TABULEIRO SOBRE O DIABETES MELLITUS E SUAS COMPLICAÇÕES

  • Autor
  • Viviane de Oliveira Aragão Feijó
  • Co-autores
  • Rebecca Forte Rodrigues , Cintia Souza Nojosa , Luciana Catunda Gomes de Menezes
  • Resumo
  • Introdução: Segundo a American Diabetes Association – ADA o Diabetes Mellitus (DM) é uma condição complexa e crônica que necessita de assistência médica contínua, envolvendo uma equipe de profissionais que apresentem estratégias multifatoriais para o controle da glicemia, a redução de riscos e complicações (Elsayed et al., 2023). As complicações do DM se dividem em microvasculares ,doença renal, retinopatia diabética, neuropatia diabética e as complicações vasculares em membros inferiores que são causas de amputação não traumática (Castro et al., 2021); e macrovasculares – incluem doença coronariana, doença cerebrovascular e doença vascular periférica. Esses fatores podem levar ao acidente vascular encefálico, ao infarto agudo do miocárdio e a doença arterial obstrutiva periférica (Castro et al., 2021; Pires; Coelho; Crippa, 2018). A autogestão do diabetes e apoio através de uma educação contínua são primordiais para capacitar pessoas, prevenir complicações agudas e reduzir complicações a longo prazo (Elsayed et al., 2023). A Educação em Saúde (ES) é uma estratégia direta que visa sensibilizar as pessoas a apropriar-se do conhecimento de seu processo de saúde doença. É um instrumento amplamente utilizado na prevenção primária para promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos (Arruda et al., 2021). Os profissionais de enfermagem utilizam a ES para promover o esclarecimento e a importância do autocuidado principalmente entre os portadores de doenças crônicas. Dentre as medidas utilizadas para promover a saúde adotadas por esses profissionais destacam-se os jogos educativos, que são ferramentas lúdicas e didáticas que atraem o público alvo servindo como meio importante para o aprendizado em saúde (Niegia et al., 2010; Santos et al., 2022). Oportunamente, durante as Atividades Práticas Supervisionadas - APS do semestre letivo 2023.2 que compõe o curso de graduação de uma faculdade particular de Fortaleza foi proposto o desenvolvimento de uma tecnologia educacional que envolvesse os aspectos relacionados a promoção da saúde e do bem-estar. Nesse contexto, as graduandas de enfermagem idealizaram a elaboração de uma tecnologia educacional que estimule o autocuidado de pessoas com Diabetes Mellitus e proporcione a melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Desenvolver jogo de tabuleiro sobre o diabetes mellitus e suas complicaçõe durante as atividades práticas supervisionadas (aps) para a promoção da saúde e bem-estar. Metodologia: Segundo Polit e Beck (2011), a pesquisa metodológica envolve três processos sendo o primeiro desenvolvimento, produção e construção de ferramentas; o segundo, a validação de ferramentas e o terceiro, avaliação e ou aplicação de ferramentas. O presente trabalho concerne apenas ao primeiro processo. O processo de construção dessa tecnologia educativa (TE) compreendeu três etapas: 1) Estado da arte, em que se pesquisaram referenciais teóricos atualizados sobre DM e suas complicações. 2) Seleção do software e ilustrações disponíveis. 3) Desenvolvimento do jogo. O presente trabalho foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2023, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Fortaleza-Ceará e serviram para complementar os créditos para as Atividades Práticas Supervisionadas – APS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o CAAE nº 30939420.1.00005054. Ademais, o processo de validação acontecerá em um momento posterior. Resultados e Discussão: 1) Estado da arte, em que se pesquisaram referenciais teóricos atualizados sobre DM e suas complicações selecionando-se as seguintes fontes: Linha de cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus (Pires; Coelho; Crippa, 2018), Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020, Manual de cuidados com os pés para pessoas com diabetes (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2021), Consulta de enfermagem no acompanhamento de pessoas com diabetes tipo 2 na atenção primária à saúde (Souza et al., 2022); 2) Seleção do software e ilustrações disponíveis, em que se optou pelo programa Canva®, aliada à adequação do jogo ao papel da enfermagem na promoção da saúde e ao público alvo (Santos et al., 2022); Em posse dos conhecimentos sobre as complicações do DM e sobre medidas de autocuidado iniciou-se a seleção das ilustrações que compuseram o teor educacional das cartas. Optou-se pelo formato de perguntas simples e diretas na abordagem temática associadas às imagens selecionadas de acordo com o contexto da informação da pergunta. No verso da carta, a resposta correta da pergunta proporciona um avanço nas casas do tabuleiro completando a dinâmica do jogo. O tabuleiro é composto por 24 casas e algumas delas contem sorte ou revés que tornam o jogo mais divertido. A roleta contém sorte, revés, quis ou perca a sua vez. 3) Confecção do jogo, em que se realizou em papel fotográfico A4, 180g para impressão das cartas e roleta; Madeira tipo MDF para confecção da roleta; Peões moldados de biscuit. A TE foi denominada “Diabetes na trilha da saúde” e tem seu design (cores, gráficos e linguagem) voltados para um amplo público-alvo, isto é, pessoas com DM com qualquer grau de instrução, o que exige uma linguagem simples e clara para uma comunicação de fácil compreensão, visando o esclarecimento sobre o DM e suas complicações. O jogo aborda cuidados como: não andar descalços, usar sapatos confortáveis; hidratar os pés, alimentação saudável, corte correto das unhas, uso correto da meia, controle do nível glicêmico, dentre outros. Considerações finais: O jogo de tabuleiro "Diabetes na trilha da saúde" é um recurso didático que busca transformar a abordagem assistencial para pessoas com diabetes, promovendo o autocuidado por meio de uma abordagem lúdica. O objetivo é engajar os usuários na gestão da própria saúde, aumentando a compreensão sobre a doença e suas complicações. Ademais, a construção da tecnologia idealizada durante as Atividades Práticas Supervisionadas demonstrou a relevância que essas atividades realizadas durante a graduação podem vir a agregar conhecimentos dos envolvidos, render boas ideias para promoção da saúde e bem-estar da população e favorecer ao estudante da graduação a possibilidade de contribuir com a comunidade cientifica. Quanto as limitações, o estudo precisa passar pelo processo de validação par que seja integralmente aplicada ao público.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem; Diabetes Mellitus; Educação em Saúde.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Prática docente e tecnologias educacionais
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

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  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
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