Introdução: A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é caracterizada pela presença de gordura igual ou maior do que 5% nas células do fígado. Devida as limitações no tratamento farmacológico, a adesão de hábitos saudáveis é fator preponderante para o controle da doença, ressaltando entre eles a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Mediante a isso, a literatura busca compreender quais padrões alimentares exercem maior significância no tratamento da DHGNA, destacando-se como alvo dos estudos a utilização da dieta mediterrânea, caracterizada pelo maior consumo de azeite, vegetais, frutas, legumes e cereais. Objetivo: Revisar na literatura a relação entre a dieta mediterrânea e a DHGNA. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, realizada por meio da busca de estudos publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas português, inglês ou espanhol, na base de dados PubMed, a partir do cruzamento das palavras chaves “Diet, Mediterranean”, “Non-alcoholic Fatty Liver Disease” a qual buscou responder a seguinte pergunta norteadora: “Há evidências quanto os benefícios da dieta mediterrânea como tratamento para a doença hepática gordurosa não alcoólica?”. Resultados: A dieta mediterrânea apresentou benefícios no tratamento da DHGNA em todos os estudos, mediante sua relação com a redução de peso, gordura visceral e do índice de massa corporal (IMC) nos pacientes. A dieta impactou na melhora nos perfis lipídicos e índices bioquímicos de fígado gorduroso. Considerações finais: A dieta mediterrânea exerce influência positiva no tratamento da DHGNA.
Palavras-chave: Dieta mediterrânea, Doença hepática gordurosa não alcoólica e Dieta.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018