Introdução: As unidades de terapia intensiva, apresentam em sua maioria, a presença de comorbidades respiratórias graves, realizando tratamento ou monitoramento dos pacientes internados. Dentre as técnicas mais utilizadas, pode-se citar o uso da Ventilação Mecânica (VM), terapêutica direcionada aos pacientes que necessitam de suporte respiratório especializado, com o objetivo de estabilizar e promover melhora clínica. Contudo, esta recuperação é codependente do bom funcionamento de músculos que estão envolvidos no processo de respiração, como por exemplo o diafragma, fazendo com que o indivíduo respire de forma independente, impedindo a presença de complicações adicionais e sendo um importante aliado e parâmetro para realização do desmame da VM, utilizando medidas ultrassonográficas da espessura do diafragma ou excursão da cúpula do diafragma, para manejo ou não da extubação. Objetivo: Avaliar o uso da ultrassonografia diafragmática como preditor de sucesso na extubação e desmame em pacientes adultos na UTI. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de artigos pesquisados nas bases de dados PubMed, MEDLINE e BVS, utilizando os seguintes descritores na língua inglesa: Ultrasound, Diaphragm, Mechanical Ventilation, Ventilator Weaning, Intensive Care Unit. Empregando o operador booleano AND para a pesquisa. Foram filtrados artigos dos últimos 5 anos, disponíveis de forma gratuita e com texto completo, nas línguas inglesa e portuguesa. Os critérios de inclusão foram estudos de ensaio clínico randomizado e ensaio clínico em pacientes adultos. Os critérios de exclusão foram artigos que fugissem do objetivo desta pesquisa. Resultados e Discussão: Dos artigos selecionados todos utilizaram o ultrassom de diafragma para predizer o sucesso de desmame e extubação em pacientes na UTI por meio do espessamento do diafragma. Um estudo que teve como intervenção a reabilitação precoce mostrou que os pacientes obtiveram melhora na disfunção do diafragma, retirada antecipada do ventilador e extubação. Um dos achados de outro estudo foi o desequilíbrio de fluidos que demonstrou não afetar a espessura do diafragma, porém dificultou na análise. Todavia ambos estudos expõem que o uso do ultrassom avalia função e a fraqueza do diafragma. Sendo útil para prever a dificuldade de desmame de pacientes da ventilação mecânica. Considerações finais: Conclui-se que, o uso da ultrassonografia diafragmática é eficaz para avaliar o trabalho e a fraqueza do diafragma. Dessa forma, a avaliação poderia ser usada como aliada nas unidades de terapia intensiva, com o intuito de avaliar o espessamento do diafragma. Entretanto, seria necessário maiores estudos para dizer que a avaliação com o uso da ultrassonografia na prática clínica é preditor de desmame de ventilação mecânica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018