Introdução: “O sujeito é efeito do significante” (Lacan, 1964/1988, p. 25). Ou seja, ele é formado pela relação com o outro e pela linguagem. Dessa forma, o sujeito vai se construindo através do outro, pela sociedade e pelo meio no qual ele está inserido, é pela relação influenciada por regras e símbolos que o sujeito vai sendo constituído. Pensando pela abordagem psicanalista que o sujeito é feito de linguagem, é perceptível na contemporaneidade que a linguagem do sujeito é banalizada e incompreendida pela sociedade.Dessa forma, indivíduos que apresentam patologias se sentem reduzidos e mal interpretados pela sociedade devido às suas condições, não são vistos como seres humanos que têm uma história, sentimentos, emoções e opiniões próprias, mas como pessoas 'loucas' e 'neuro?ticas', das quais não devemos nos aproximar, muito menos compreendê-las.Metodologia: O presente trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica exploratoria no portal Scielo com os seguintes escritores (“Sujeito” e “patologização da vida”). Resultados e Discussão: "a psicanálise toma parte na empresa de criação desse sujeito como autor de si mesmo que é, antes de mais nada, o autor de sua própria fala" (KEHL, 2002, p.135). É dar ao paciente o que ela mais procura, ouvidos para que escute seus sintomas e loucura, olhos pra que vejam sua arte e o mais importante que é o respeito pelo o ser humano que ele é no geral e não somente sua patologia. É capacitar o seu cliente para enfrentar a vida e não somente o seu sofrimento. Para a psicanálise, principalmente Freud, a liberdade está ligada a uma dimensão subjetiva e ao inconsciente. Para ele, nós seres humanos nunca de fato estaremos livres perante a sociedade. Por isso, a psicanálise, através da associação livre, procura trazer ao paciente um pouco de liberdade, dar abertura à sua subjetividade e ao seu desejo por meio da escuta.Considerações finais: Conclui-se que o ser humano é muito mais que uma patologia e que que devemos olhar para além disso, olhar para sua subjetividade e seus desejos e compreender que diante de qualquer situação ainda são seres humanos que possuem sentimentos.
.Palavras-chave: Subjetividade; Psicanálise; Liberdade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018