Introdução: A endometriose consiste na formação de tecido endometrial fora da cavidade uterina, que se aloja nas regiões próximas ao útero. Esta patologia pode ocasionar apreensão na prática de atividades cotidianas. O principal sintoma da doença é a presença de dores incapacitantes e crônicas. Deste modo, a catastrofização da dor, adentra como um fator psicossocial que surge em pacientes com dores crônicas, possuindo características específicas de sensações exacerbadas acerca da dor, onde há um estado mental de antecipar a dor e aumentar o tamanho real da experiência, ocorrendo obsessão da dor, além do exagero ou desvalorização dos recursos que podem intervir nesta condição. Sua existência, prejudica a melhora dos casos clínicos, devido ao receio dos movimentos. Objetivo: Analisar as perceptivas de dor em mulheres com endometriose. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal, de carácter analítico e com abordagem quantitativa. Participaram deste estudo 84 pessoas com idades entre 18 e 49 anos, diagnosticadas há mais de 6 meses. O projeto de pesquisa foi aceito pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO, sob o parecer nº 5.689.041. A coleta ocorreu no período de março a abril de 2024, sendo efetuado de forma eletrônica (Google Forms) contendo 4 tipos de questionários sendo eles: sociodemográfico, sintomatológico e as escalas para cinesiofobia e catastrofização da dor. Resultados e Discussão: As escalas para cinesiofobia e catastrofização da dor revelaram correlações significativas com presença de outras condições médicas crônicas, pois 72,6% das respostas coletadas revelaram o enfrentamento de distúrbios de saúde mental. Em contraparte, quando questionados a respeito de privar-se de experiências, 94% confirmaram negligenciar afazeres, enquanto 82,1% afirmaram não cumprir com seus deveres e obrigações em devido aos sintomas da endometriose. Outrossim 83,3% enfrentaram de alguma maneira estigma e incompreensão quanto à patologia. Desta maneira, quando em análise questões da dismenorreia, 47,6% referiram dor intensa, 35,7% apontaram dor incapacitante, estando 14,3% com quadros moderados e apenas 2,4% apresentando dores leves. Considerações finais: Em síntese, a pesquisa avaliou os impactos da endometriose na cinesiofobia, correlacionando, medo de experiências e interferência no cumprimento de obrigações, reverberando em isolamento social e diminuição da qualidade de vida. O estudo contribui na atuação fisioterapêutica no tratamento e, questões que desencadeiam ou estão associadas à doença, possibilitando verificar as principais causas e associações que impactam os resultados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018