Introdução: A cárie dentária e traumatismos em crianças podem exigir intervenções endodônticas. A técnica LSTR, com pastas antibióticas, oferece uma alternativa ao tratamento convencional, especialmente para dentes com reabsorção radicular ou quando a pulpectomia não é viável, ajudando a superar desafios clínicos e comportamentais. Objetivo: Avaliar a eficácia e viabilidade do tratamento endodôntico não instrumental comparado ao convencional em pacientes pediátricos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, conduzida por meio de uma análise dos estudos nas principais bases de dados PubMed, Web of Science e Cochrane, utilizando as palavras-chave: “Pediatric dentistry”, “Dental Pulp”, “Root Canal Preparantion”. Os estudos selecionados passaram por uma análise criteriosa e síntese dos resultados obtidos. Resultados: A análise de 10 estudos mostra que o tratamento endodôntico não instrumental, com pastas antibióticas, é uma alternativa viável à pulpectomia convencional, oferecendo menor tempo operatório e bons resultados clínicos, mas com variações na eficácia radiográfica e na reabsorção radicular. Considerações finais: O tratamento endodôntico não instrumental é uma alternativa viável para pediatria, com eficácia clínica comparável e tempos operatórios menores. No entanto, variações na eficácia radiográfica e na reabsorção radicular sugerem a necessidade de mais estudos para otimizar e validar essas técnicas a longo prazo.
Palavras-chave: Pediatric dentistry; Dental Pulp; Root Canal Preparantion.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018