Ora-pro-nóbis (Pereskia bleo) significa “rogai por nós” em latim, que em tupi-guarani significa “planta que produz frutos com muitos espinhos finos”. Também conhecida como: lobrobó, rosa-madeira e rosa-encarnada faz parte das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que são aquelas que aparentemente não são comestíveis, mas escondem um universo de possibilidades, bastante utilizada em algumas regiões do Brasil como em outros países na alimentação onde se faz o uso de suas folhas e flores cruas ou pré-cozidas e também utilizada de forma medicinal para patologias como: diabetes, hipertensão, reumatismo, doenças relacionadas ao câncer, inflamação, dores gástricas, úlceras e para revitalizar o corpo. Este estudo investigou os compostos fitoquímicos presentes em diferentes partes da Pereskia bleo (folhas frescas e secas, flores e frutos) por meio de diversos testes laboratoriais. Seis ensaios foram realizados para a identificação de metabólitos secundários como alcaloides, flavonoides, saponinas, antraquinonas, cumarinas e taninos, empregando métodos tradicionais e cromatografia em camada delgada (CCD). A análise revelou resultados positivos para a maioria dos metabólitos, com exceção de alguns casos, como as saponinas, que não apresentaram reações positivas. Os testes de CCD confirmaram a presença de cumarinas e taninos, enquanto os flavonoides mostraram resultados inconsistentes. Esses achados indicam que Pereskia bleo pode ter potencial farmacológico devido à presença de metabólitos bioativos, reforçando a necessidade de mais estudos sobre a espécie para avaliar suas propriedades terapêuticas e possíveis riscos de toxicidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018