Introdução: O clareamento dental é considerado uma técnica simples e eficaz. Contudo, há uma constante discussão sobre os possíveis efeitos adversos, principalmente em relação a sensibilidade dentinária. Objetivo: sintetizar a literatura científica em torno das técnicas e materiais que visam a redução da sensibilidade após clareamento dentário em dentes vitais. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura. Para a sua idealização, uma busca eletrônica no PubMed/MEDLINE, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Latin American and Caribbean Latin American and Health (LILACS) foram consultadas. Combinações dos descritores em ciências da saúde (DeCs) “clareamento dental/ tooth bleaching”, “sensibilidade da dentina/ dentin sensitivity” e “dentina/dentin” foram adaptados para cada pesquisa de banco de dados por meio dos operadores booleanos “and” e/ou “or”, adotando um recorte temporal de 10 anos (01 de janeiro de 2014 a 01 de maio de 2024). Resultados: Dos 228 estudos localizados, 14 foram tabulados na amostra final. Os procedimentos realizados em consultório utilizaram o peróxido de hidrogênio em concentrações de 30% a 35%, frequentemente associado a um agente físico, como uma fonte de luz, para catalisar a reação de clareamento, além do perborato de sódio. Os agentes caseiros incluiram o peróxido de hidrogênio a 1,5% ou 3%, e peróxido de carbamida a 10% ou 25%. Algumas das pesquisas envolveram a combinação de agentes clareadores com novas substâncias químicas, variações na concentração, tempo de exposição e fontes de ativação. Considerações finais: Em todos os estudos, houve uma redução da sensibilidade, não havendo diferenças significativas entre os grupos testados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018