Introdução: Apesar de pouco conhecida, a área da reabilitação e próteses bucomaxilofaciais tem ganhado notoriedade por seu caráter social. As perdas e deformidades faciais podem ser causadas por diferentes etiologias, porém em sua grande maioria, são causadas por neoplasias, traumas ou deformidades congênitas. Essas condições trazem prejuízos ao paciente, incluindo dificuldade na respiração, audição e fonação. Esses fatores são responsáveis por aumentar a carga emocional desses indivíduos, refletindo no convívio social, empregabilidade e família. Foi a partir desse cenário que profissionais viram a necessidade da reabilitação por meio das próteses, visto que essas desempenham um papel fundamental para os pacientes acometidos. Além de devolver a estética, a função da área afetada também pode ser restabelecida, e caso exposta, protegida. Com isso, as próteses têm como finalidade principal substituir partes ausentes da face através do uso de substitutos artificiais que podem ser removíveis ou não. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo explorar a eficácia e relevância da reabilitação por meio das próteses bucomaxilofaciais. Metodologia: O estudo consiste em uma revisão de literatura acerca da reabilitação de próteses bucomaxilofaciais. Foram utilizados bases de dados científicos PubMed, Scielo e Scopus, sendo selecionados artigos publicados entre 2008 e 2023. Utilizou-se artigos nas línguas inglês e português, tendo como critério de inclusão artigos encontrados na íntegra nas bases de dados sugeridas, incluindo relato de caso, revisões e pesquisas. Resultados e Discussão: Lidar com a reabilitação da face pode ser um desafio para diversos profissionais, visto que as alterações encontradas nela podem influenciar diretamente no campo psicológico, envolvendo autoestima e convívio social. Isso se deve, pois, a face é a principal referência de atenção das pessoas, afetando diretamente em muitas situações cotidianas. Diante desse cenário, a reabilitação tem como objetivo reintegrar esse paciente na sociedade, devolvendo sua utilidade e autoestima. Visto isso a atuação do cirurgião-dentista se torna indispensável no tratamento de pacientes mutilados, sendo de extrema importância sua atuação na promoção, prevenção, diagnóstico, reabilitação e cuidados paliativos. Cabe, ainda, enfatizar que o trabalho do odontólogo não se dá apenas na devolução de aspectos anatômicos e funcionais, mas sim na sua naturalidade, auxiliando no desempenho social do indivíduo. Considerações finais: Foi possível observar que a reabilitação protética bucomaxilofacial, apesar de ser uma especialidade pouco conhecida e divulgada, tem se mostrado cada vez mais eficaz e relevante na vida pessoal e social de pacientes com alterações na face. Com uma equipe multidisciplinar capacitada e uma abordagem sensível, buscando sempre atender os desejos do paciente, é possível obter resultados satisfatórios, promovendo a ressocialização dessas pessoas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018