Introdução: O marketing é uma abordagem estratégica de criação e promoção de uma imagem, para uma pessoa ou empresa, identificando as necessidades do público-alvo e traçando meios de atraí-los. As redes sociais (RS) são apenas um canal de divulgação dessa imagem. A tecnologia permitiu o desenvolvimento de um melhor relacionamento com o cliente a partir do compartilhamento de conteúdos personalizados, dependendo da plataforma digital escolhida. De acordo com dados do IBGE de 2024, a utilização da internet pelo público brasileiro está em 83,5% nas redes sociais e tem sido utilizada pelos profissionais da área da saúde como meio de divulgar seu trabalho e possuir visibilidade, possibilitando a acessibilidade dos clientes e permitindo que o profissional se conecte com o seu público. Objetivo: Conhecer o impacto do marketing e o uso das redes sociais na carreira dos profissionais da saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura de artigos pesquisados nas bases de dados PubMed, BVS e SciELO utilizando os seguintes descritores: “Marketing” AND “Redes Sociais” AND “Serviços de Saúde” AND “Empreendedorismo” AND “Mídia Social”. Foram incluídos estudos do tipo Revisão da Literatura, artigos de jornais e revistas, publicados nos últimos 5 anos e excluídos os que não correspondiam com a temática e artigos incompletos. Resultados e Discussão: A partir da busca realizada foram encontrados 31 artigos. Destes, 10 correlacionam-se com a temática. Os estudos mostram que as RS têm um impacto significativo na carreira dos profissionais da saúde, tais como odontologia, farmácia, enfermagem e medicina, destacando sua capacidade de alcançar um grande número de pessoas para aprimorar o desenvolvimento profissional e publicações acadêmicas. As plataformas mais utilizadas incluem Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp e Instagram, que possibilitam uma maior interação com o público e outros profissionais, facilitando o networking e a divulgação de informações, como educação em saúde e notificações de eventos. Além disso, permite que sejam realizadas discussões online e coleta de opiniões do público para o recrutamento e pesquisa na promoção da saúde, estabelecendo um relacionamento de confiança, pautado no respeito, na segurança, de forma humanizada, ética e profissional. Por meio destas, os profissionais da saúde em todos os estágios de sua carreira podem usar a RS para criar sua marca, na elaboração de slogan, delineando tipografias e fazendo combinações de cores que identifiquem o seu público, além de ser visto no mercado de trabalho como profissional qualificado. Considerações finais: Os estudos selecionados sugerem que o marketing e as redes sociais são ferramentas valiosas para a carreira dos profissionais da saúde. Estas plataformas não apenas possibilitam a realização de networking, mas também facilitam uma comunicação direta com seu público-alvo, permitindo ao profissional, a divulgação da realização do seu trabalho. Assim como foi benéfico a utilização desses métodos em outras áreas da saúde, os profissionais da fisioterapia também poderão usufruir desses benefícios, havendo a possibilidade de adquirir resultados semelhantes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018