O IMPACTO DO MARKETING E DAS REDES SOCIAIS NA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

  • Autor
  • Sarah Bezerra Barbosa
  • Co-autores
  • Geicyellen Da Silva Gomes , Nayara Kelly De Oliveira Costa , Ticiane Duarte De Brito , Denise Moreira Lima Lobo , Natália Bitar da Cunha Olegario
  • Resumo
  •  

    Introdução: O marketing é uma abordagem estratégica de criação e promoção de uma imagem, para uma pessoa ou empresa, identificando as necessidades do público-alvo e traçando meios de atraí-los. As redes sociais (RS) são apenas um canal de divulgação dessa imagem. A tecnologia permitiu o desenvolvimento de um melhor relacionamento com o cliente a partir do compartilhamento de conteúdos personalizados, dependendo da plataforma digital escolhida. De acordo com dados do IBGE de 2024, a utilização da internet pelo público brasileiro está em 83,5% nas redes sociais e tem sido utilizada pelos profissionais da área da saúde como meio de divulgar seu trabalho e possuir visibilidade, possibilitando a acessibilidade dos clientes e permitindo que o profissional se conecte com o seu público. Objetivo: Conhecer o impacto do marketing e o uso das redes sociais na carreira dos profissionais  da saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura de artigos pesquisados nas bases de dados PubMed, BVS e SciELO utilizando os seguintes descritores: “Marketing” AND “Redes Sociais” AND “Serviços de Saúde” AND “Empreendedorismo” AND “Mídia Social”. Foram incluídos estudos do tipo Revisão da Literatura, artigos de jornais e revistas, publicados nos últimos 5 anos e excluídos os que não correspondiam com a temática e artigos incompletos. Resultados e Discussão: A partir da busca realizada foram encontrados 31 artigos. Destes, 10 correlacionam-se com a temática. Os estudos mostram que as RS têm um impacto significativo na carreira dos profissionais da saúde, tais como odontologia, farmácia, enfermagem e medicina, destacando sua capacidade de alcançar um grande número de pessoas para aprimorar o desenvolvimento profissional e publicações acadêmicas. As plataformas mais utilizadas incluem  Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp e Instagram, que possibilitam uma maior interação com o público e outros profissionais, facilitando o networking e a divulgação de informações, como educação em saúde e  notificações de eventos. Além disso, permite que sejam realizadas discussões online e coleta de opiniões do público para o recrutamento e pesquisa na promoção da saúde, estabelecendo um relacionamento de confiança, pautado no respeito, na segurança, de forma humanizada, ética e profissional. Por meio destas, os profissionais da saúde em todos os estágios de sua carreira podem usar a RS para criar sua marca, na elaboração de slogan, delineando tipografias e fazendo combinações de cores que identifiquem o seu público, além de ser visto no mercado de trabalho como profissional qualificado. Considerações finais: Os estudos selecionados sugerem que o marketing e as redes sociais são ferramentas valiosas para a carreira dos profissionais da saúde. Estas plataformas não apenas possibilitam a realização de networking, mas também facilitam uma comunicação direta com seu público-alvo, permitindo ao profissional, a divulgação da realização do seu trabalho. Assim como foi benéfico a utilização desses métodos em outras áreas da saúde, os profissionais da fisioterapia também poderão usufruir desses benefícios, havendo a possibilidade de adquirir resultados semelhantes.

     

  • Palavras-chave
  • Mídias Sociais, Marketing, Saúde, Redes Sociais.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Estratégias Organizacionais
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

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  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
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