Introdução: A avulsão dentária permanente ocasionada por trauma facial acidental em pacientes infantis possui incidência variável de 0,5% a 3% em dentes anteriores. Para acompanhamento desses casos em dentes com vértice aberto, deve-se considerar a obliteração do canal pulpar, que pode ser reconhecida radiograficamente durante o primeiro ano após o acontecimento. Objetivo: sumarizar as evidências disponíveis sobre o prognóstico clínico de incisivos permanentes reimplantados devido a trauma facial acidental em crianças de até 12 anos de idade. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Dois pesquisadores da equipe realizaram uma busca independente nas bases de dados da PubMed/MEDLINE, Web of Science e LILACS, utilizando combinações de descritores em saúde interligados através de “and/or”. Foram tabulados estudos publicados na língua inglesa em um intervalo de 10 anos (2014 a 2024), com auxílio do gerenciador de referências EndNote. Resultados: Ao todo, 23 relatos de casos foram selecionados. Reabsorção inflamatória e reabsorção por substituições se fizeram presentes em dentes permanentes reimplantados após um período de avulsão de 60 minutos e armazenados em água (H?O) ou ao ambiente seco, além de anquilose, contribuindo para um prognóstico clínico desfavorável. Considerações finais: Reabsorções e anquiloses demonstraram-se alta prevalência em incisivos permanentes avulsionados e reimplantados devido a trauma facial acidental em crianças, gerando um prognóstico clínico desfavorável.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018