O USO DA PINTURA COMO RECURSO LÚDICO NA MONITORIA DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Francisca Leandra de Sousa Vieira
  • Co-autores
  • Celiane Nogueira Morais de Sousa , Maria Eduarda Azevedo Leite , Luana Barbosa De Lima Martins Costa , Palloma Késsia Sousa da Costa , Josenilda Malveira Cavalcanti
  • Resumo
  • Introdução: O projeto de monitoria acadêmica é uma atividade ofertada na universidade que exerce um papel crucial no desenvolvimento de habilidades, ensino-aprendizagem, sendo uma ponte entre os alunos e os monitores com os conteúdos das aulas. Objetivo: Relatar as experiências do grupo de monitoras na disciplina de ciências morfológicas Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência vivenciada na monitoria da disciplina de Ciências Morfológicas, ofertada no primeiro semestre dos cursos de saúde. Resultados e Discussão: Dessa forma, no decorrer dos encontros, foi aplicada a prática de pinturas como ferramenta lúdica, haja visto que o grupo de monitoras desenvolveram métodos de organizações semanais de forma híbrida, por conseguinte, nas monitorias foram impressas figuras anatômicas, retiradas do livro Netter Anatomia para colorir, do escritor John Hansen,para proporcionar o estudo ativos dos alunos e foram disponibilizados ferramentas de pintura(lápis de cor,canetas coloridas),ademais,disponibilizamos as ilustrações com as respostas corretas como comparativo para os alunos entenderam os possíveis erros e, assim, buscarem a aprimoração. Nesse contexto,percebemos que a prática ativa na educação é de extrema importância , uma vez que é necessário participar e elaborar um trabalho baseado na percepção cognitiva das aulas,além disso,as atividades proporcionaram, igualmente, um engajamento maior na atuação das monitoras, pois foi essencial a criatividade e a conexão com os alunos, resultando em um desenvolvimento de comunicação e de liderança pela parte das acadêmicas vinculadas ao PROMIC. A participação foi significativa para a aplicabilidade do recurso lúdico, pois é essencial a parceria para que ocorra a aplicação do estudo ativo com os alunos, resultando em uma maior facilidade no processo de aprendizado. Considerações finais: Conclui-se que a prática ativa dos monitorandos e a aplicabilidade recursos lúdicos proporcionaram uma maior facilidade no aprendizado, como também propiciou uma desenvoltura nas capacidades criativas das monitoras.  

     

  • Palavras-chave
  • Relato de experiência; Monitoria; Ciências Morfológicas; Recursos Lúdicos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Prática docente e tecnologias educacionais
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas
  • Políticas e práticas em saúde mental
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde coletiva, promoção e prevenção em odontologia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues 
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira 
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018