Introdução: O envelhecimento acompanha o desenvolvimento humano e envolve, naturalmente, perdas e elaborações. A pessoa envelhece de forma multidimensional, ou seja, o seu processo vital sofre modificações no aspecto físico, social, cognitivo e psicológico. Dentro desse contexto, salientamos que a pessoa velha pode ser atravessada por mudanças psicológicas quando ocorre a perda de cônjuge ou filho, pois pode impactar a saúde mental, agravando dificuldades características da faixa etária. Objetivo: O presente estudo busca discutir os impactos psicológicos da perda de cônjuge ou filho na saúde mental da pessoa idosa, bem como destacar as respostas (recursos de enfrentamento) utilizadas na elaboração do luto. Metodologia: Fez-se uma revisão de literatura, exploratória, de base qualitativa, por artigos indexados nas bases Pepsic, Scielo e BVS a partir dos seguintes descritores: luto, viuvez, velhice, cônjuge, filho, saúde mental. Resultados e discussão: De acordo com os achados, os impactos psicológicos da morte de cônjuge ou filho são equivalentes no sentido de se tratar da perda de ente querido com o qual a pessoa idosa possui um vínculo importante e com investimento psíquico, causando igualmente implicações na saúde, uma vez que se trata de uma morte definitiva. Considerações finais: O processo de luto da pessoa idosa envolve uma série de reações que pode ser mais bem vivenciado de acordo com variáveis subjetivas de enfrentamento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018