Introdução: A disciplina Fundamentos de Banco de Dados é considerada uma das mais desafiadoras para os alunos dos cursos de Computação, especialmente na modalidade EAD, por exigir raciocínio lógico, compreensão de estruturas relacionais e domínio de linguagens de manipulação de dados. Muitos estudantes demonstram dificuldades em compreender a modelagem de entidades, as formas normais e a aplicação prática dos comandos SQL. Nesse contexto, a monitoria foi instituída como estratégia de apoio pedagógico para fortalecer a aprendizagem, promover a autonomia discente e reduzir a evasão em disciplinas de maior complexidade técnica. Entre março e setembro de 2024, o aluno monitor desenvolveu atividades contínuas de mediação, ampliando progressivamente suas competências técnicas e didáticas e contribuindo para o desempenho geral das turmas. Objetivo: Relatar as experiências, desafios e aprendizados obtidos ao longo do ano de 2024 na monitoria da disciplina Fundamentos de Banco de Dados, evidenciando o desenvolvimento progressivo das competências técnicas e pedagógicas do aluno monitor e a criação de recursos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em ambiente EAD. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no período de março a setembro de 2024, no curso de Computação EAD. As ações foram organizadas em duas etapas: a primeira, voltada à familiarização com a docência e apoio técnico inicial; e a segunda, ao aprimoramento e consolidação das práticas. As atividades incluíram atendimentos síncronos e assíncronos, elaboração de materiais digitais (mapas conceituais, tutoriais, apostilas), gravação de videoaulas curtas e criação de um repositório online de exercícios resolvidos. Foram utilizados ambientes virtuais institucionais e ferramentas colaborativas para comunicação e acompanhamento do progresso dos alunos. Resultados e Discussão: A monitoria promoveu significativa melhora na compreensão dos conteúdos pelos estudantes e na interação entre eles. Houve aumento na participação em fóruns e maior domínio dos conceitos de modelagem relacional e comandos SQL. O monitor aprimorou suas habilidades de comunicação, planejamento e curadoria de conteúdos, passando de um papel reativo para uma atuação mais autônoma e propositiva. Entre os desafios enfrentados, destacaram-se a heterogeneidade das turmas, o gerenciamento do tempo e a necessidade de adaptar constantemente o material às demandas do grupo. A criação de recursos digitais autorais e a utilização de metodologias ativas contribuíram para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. Considerações finais: O percurso entre março e setembro de 2024 evidenciou o impacto positivo da monitoria na formação acadêmica e profissional do aluno, fortalecendo competências técnicas em banco de dados e habilidades pedagógicas essenciais ao ensino mediado por tecnologia. A experiência confirmou o potencial da monitoria como instrumento de aprendizagem colaborativa, inovação didática e integração entre teoria e prática no ensino superior em Computação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018