OS BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA CRIANÇAS AUTISTAS

  • Autor
  • Lucas Capita Quarto
  • Co-autores
  • Fernanda Castro Manhães , Fabio Machado de Oliveira
  • Resumo
  • O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, de etiologia ainda desconhecida, caracterizado por manifestações comportamentais atípicas, déficits na comunicação e interação social, possível repertório restrito de interesses e atividades e padrões de comportamentos estereotipados e repetitivos. Conforme o TEA ganha mais notoriedade em discussões sociais, políticas e acadêmicas, mais se debate a respeito da inclusão da criança autista nos contextos social e escolar. Ancorado no paradigma da educação inclusiva, o Brasil produziu um arcabouço legal no que diz respeito a políticas de escolarização de crianças autistas, bem como outros educandos que apresentam necessidades educacionais especiais. Tais dispositivos garantem o acesso desse grupo aos sistemas regulares de ensino, entretanto não subsidiam sua permanência, no que tange ao desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas. Com isso, apesar de haver políticas públicas de inclusão que garantem a inclusão de crianças autistas na rede regular de ensino, outras dificuldades se encontram presentes neste processo. Na maioria das vezes, a garantia na lei não ocorre na prática. E essa realidade faz com que seja cada vez mais necessário orientar os professores em relação a informações básicas sobre como lidar com esse público em sala de aula, no que diz respeito as estratégias pedagógicas e a como conduzir-se diante as individualidades de crianças autistas. E em consonância com as propostas pedagógicas inclusivas, uma abordagem que pode contribuir para a inclusão da criança autista dentro do contexto escolar é o desenvolvimento de um Plano Educacional Individualizado (PEI). Também chamado de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), o PEI é um instrumento para o planejamento de metas e inclusão de indivíduos com qualquer tipo de necessidade especial no ambiente escolar. O seu objetivo é garantir o aprendizado do aluno, respeitando as suas dificuldades e necessidades acadêmicas, sociais e comportamentais. Frente ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios do desenvolvimento de um PEI para estudantes autistas. Para tanto, foi realizada uma busca na base de dados Scopus, utilizando os descritores: Transtorno do Espectro Autista X Plano de Ensino Individualizado. As palavras-chave foram alternadas em buscas gerais, assuntos, título, resumos e palavras-chave. A base de dados utilizada foi a Scopus Elsevier.  Foi definido um recorte temporal que engloba a produção científica publicada no período de 2020 a 2024. Após uma leitura cuidadosa dos resumos foram selecionadas apenas três pesquisas para compor o desenvolvimento do estudo. As pesquisas relatam que a implementação do PEI proporciona momentos coletivos de avaliação e planejamento do processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas. Consequentemente, também permite o desenvolvimento de um espaço de rotina escolar para aprimorar a atuação da equipe escolar. Com isso, o PEI promove o aumento do nível de colaboração, diretamente beneficiando o envolvimento de cada membro do grupo escolar em relação às demandas do processo de inclusão escolar. O presente trabalho pretende ser um passo inicial de auxílio aos profissionais da educação que necessitam de informações confiáveis e orientações possíveis de serem implementadas no ambiente escolar.

     

  • Palavras-chave
  • PEI, ensino, autismo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridades e Perspectivas em diálogo
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É com imenso prazer que anunciamos os Anais do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste Fluminense. Este evento que está em sua quarta edição, começando como Jornada no ano de 2018 e convertendo-se em Congresso no ano de 2020, já se estabeleceu como um espaço essencial para os diálogos e a reflexões nas áreas da Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência e se propõe a explorar nesta edição o tema: "Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridade e Perspectivas em Diálogo".


Nosso objetivo foi transcender os limites convencionais das disciplinas acadêmicas, promovendo uma rica interação entre as Ciências e as Humanidades contribuindo assim também para a abertura e consolidação de diálogos interdisciplinares no campo das ciências em geral. O evento visou estimular uma reflexão profunda sobre como diferentes campos do saber podem se entrelaçar, dialogar e juntos contribuir para a compreensão e a solução de complexos desafios contemporâneos.


Pretendemos assim abrir novas perspectivas e possibilidades de pesquisa, ensino e aplicação prática, enfatizando a importância da colaboração entre as diversas áreas do conhecimento para pensarmos de forma consistente os principais desafios constituintes do nosso tempo. Esperávamos que, ao promover este encontro de ideias, poderíamos não só ampliar nosso entendimento sobre fenômenos humanos e existenciais sob diferentes prismas, mas também fomentar inovações metodológicas e teóricas que respondam a tais desafios.


O evento, aconteceu de forma presencial, contando com a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores e profissionais de várias partes do Brasil oferecendo uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e interessados em geral de se engajarem em palestras, debates, mas também a oportunidade para pesquisadores discentes, docentes ou profissionais de apresentarem suas pesquisas na modalidade de pôster, o que enriqueceu e expandiu os horizontes de todos os participantes.

 

Parabéns a todos os participantes do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

 

Comissão Organizadora

  • Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridades e Perspectivas em diálogo
  • Palestrantes

Núcleo Organizador

  • Crisóstomo Lima do Nascimento
  • Ignez Brígida de Oliveira Pina
  • Mabel Lopes de Azevedo
  • Rayssa Silva de Medeiros
  • Tamara Cecília Rangel Gomes

Comissão Organizadora

  • Crisóstomo Lima do Nascimento
  • Daniel Fonseca Ferreira
  • Fabiana Teixeira Ramos Tavares
  • Flora Paula Freitas
  • Gesiane Rima do Vales
  • Gilberto Mazoco Jubini
  • Ignez Brígida de Oliveira Pina
  • Joel de Sá Rosa
  • Lívia Oliveira Vidigal
  • Lorena de Azevedo Gomes
  • Lucas Clem Grijó Carvalho
  • Lucas Valadão Emerich
  • Mabel Lopes de Azevedo
  • Peterson Gonçalves Teixeira
  • Rafaela Sepulveda Aleixo Lima
  • Rayssa Silva de Medeiros
  • Renato Faria da Gama
  • Rodolfo Moura Pereira
  • Tamara Cecília Rangel Gomes

Comissão Científica

  • Crisóstomo Lima do Nascimento
  • Fabiana Teixeira Ramos Tavares
  • Gilberto Mazoco Jubini
  • Ignês Brígida de Oliveira Pina
  • Peterson Gonçalves Teixeira
  • Rafaela Sepulveda Aleixo Lima
  • Renato Faria da Gama
  • Rodolfo Moura Pereira
  • Tamara Cecília Rangel Gomes

 

congressodefenomenologia@gmail.com


Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE