A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Daniel Queiroz Bazeth
  • Co-autores
  • Janaína Ribeiro Pireda Teixeira Lima
  • Resumo
  •  

    Em um contexto mais recente, os games têm ultrapassado as fronteiras do seu campo de origem – o entretenimento – e vêm sendo aplicados em distintos contextos, como em práticas educacionais e pedagógicas. O processo de apropriação dos componentes de estática, dinâmica e mecânica dos games tem constituído uma nova área de práticas e pesquisas denominada gamificação. A gamificação, ou também gamification, na tradução do termo para a língua inglesa, é uma estratégia que envolve o uso de elementos de games em situações que fogem do divertimento, ou seja, cenários non games, criando espaços de ensino e aprendizagem mediados pelo prazer e desafio. Se considerarmos a agilidade, a competitividade e a interatividade proporcionadas pelos games, percebe-se que eles podem ser aplicados no âmbito educacional. O game é um instrumento que proporciona disputa, interação e socialização, o que pode contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento de habilidades como: coordenação motora, raciocínio lógico, entre outros. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir a respeito da gamificação como ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem. A inserção dos games no contexto educacional ultrapassa a sua própria complexidade. Com isso, diversas pesquisas se inter-relacionam em prol de uma abordagem do tema em questão. Os trabalhos utilizados para o desenvolvimento da presente pesquisa foram avaliados por intermédio de um sistema de leituras seletivas: leitura exploratória (critérios de inclusão e exclusão estabelecidos); leitura analítica (análise de resumos); e leitura interpretativa (análise do texto a partir do ponto de vista do autor sobre o objeto da pesquisa). Os documentos foram selecionados de acordo com a importância do tema e conteúdo para a contribuição científica proposta por o presente estudo. As bases de dados utilizadas para busca foram: Google Acadêmico, LILACS, Scopus e Web Of Science. Não foi empregado um recorte de tempo. Foi utilizada uma combinação de palavras-chaves: gamificação; gamification e educação. No que concerne aos critérios de inclusão e exclusão, estes abarcaram publicações científicas indexadas nas bases de dados anteriormente mencionadas, disponibilizadas na internet; e pertinentes ao contexto. A presente investigação permite reforçar a crença de que a gamificação é uma estratégia pedagógica com múltiplas facetas, e não apenas um modismo, a qual permite mobilizar o raciocínio complexo do professor no que diz respeito às suas práticas pedagógicas, criando aproximações entre o conteúdo das disciplinas e os hábitos dos estudantes.

     

  • Palavras-chave
  • gamificação, games, educação, ensino, aprendizagem
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridades e Perspectivas em diálogo
Voltar

É com imenso prazer que anunciamos os Anais do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste Fluminense. Este evento que está em sua quarta edição, começando como Jornada no ano de 2018 e convertendo-se em Congresso no ano de 2020, já se estabeleceu como um espaço essencial para os diálogos e a reflexões nas áreas da Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência e se propõe a explorar nesta edição o tema: "Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridade e Perspectivas em Diálogo".


Nosso objetivo foi transcender os limites convencionais das disciplinas acadêmicas, promovendo uma rica interação entre as Ciências e as Humanidades contribuindo assim também para a abertura e consolidação de diálogos interdisciplinares no campo das ciências em geral. O evento visou estimular uma reflexão profunda sobre como diferentes campos do saber podem se entrelaçar, dialogar e juntos contribuir para a compreensão e a solução de complexos desafios contemporâneos.


Pretendemos assim abrir novas perspectivas e possibilidades de pesquisa, ensino e aplicação prática, enfatizando a importância da colaboração entre as diversas áreas do conhecimento para pensarmos de forma consistente os principais desafios constituintes do nosso tempo. Esperávamos que, ao promover este encontro de ideias, poderíamos não só ampliar nosso entendimento sobre fenômenos humanos e existenciais sob diferentes prismas, mas também fomentar inovações metodológicas e teóricas que respondam a tais desafios.


O evento, aconteceu de forma presencial, contando com a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores e profissionais de várias partes do Brasil oferecendo uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e interessados em geral de se engajarem em palestras, debates, mas também a oportunidade para pesquisadores discentes, docentes ou profissionais de apresentarem suas pesquisas na modalidade de pôster, o que enriqueceu e expandiu os horizontes de todos os participantes.

 

Parabéns a todos os participantes do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

 

Comissão Organizadora

  • Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridades e Perspectivas em diálogo
  • Palestrantes

Núcleo Organizador

  • Crisóstomo Lima do Nascimento
  • Ignez Brígida de Oliveira Pina
  • Mabel Lopes de Azevedo
  • Rayssa Silva de Medeiros
  • Tamara Cecília Rangel Gomes

Comissão Organizadora

  • Crisóstomo Lima do Nascimento
  • Daniel Fonseca Ferreira
  • Fabiana Teixeira Ramos Tavares
  • Flora Paula Freitas
  • Gesiane Rima do Vales
  • Gilberto Mazoco Jubini
  • Ignez Brígida de Oliveira Pina
  • Joel de Sá Rosa
  • Lívia Oliveira Vidigal
  • Lorena de Azevedo Gomes
  • Lucas Clem Grijó Carvalho
  • Lucas Valadão Emerich
  • Mabel Lopes de Azevedo
  • Peterson Gonçalves Teixeira
  • Rafaela Sepulveda Aleixo Lima
  • Rayssa Silva de Medeiros
  • Renato Faria da Gama
  • Rodolfo Moura Pereira
  • Tamara Cecília Rangel Gomes

Comissão Científica

  • Crisóstomo Lima do Nascimento
  • Fabiana Teixeira Ramos Tavares
  • Gilberto Mazoco Jubini
  • Ignês Brígida de Oliveira Pina
  • Peterson Gonçalves Teixeira
  • Rafaela Sepulveda Aleixo Lima
  • Renato Faria da Gama
  • Rodolfo Moura Pereira
  • Tamara Cecília Rangel Gomes

 

congressodefenomenologia@gmail.com


Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE