A música, com seu plural repertório de gêneros, ritmos e intenções, questiona, reafirma padrões, valida instituições sociais e religiosas, comunica, proporciona prazer estético e, assim, faz parte das mais diversas culturas da humanidade. No entanto, trata-se de uma relação dialética, em que tanto a música pode influenciar a cultura e o comportamento social, como também pode ser influenciada por essas variáveis. Nessa perspectiva, observa-se emergir a cultura de massa, ou seja, uma cultura oriunda de uma produção que, reproduzida massivamente, ganha foro social mesmo sem autenticidade. A partir de uma certa pasteurização da arte, muitas canções – obras constituídas por letra e melodia – são compostas para atender à demanda do mercado fonográfico, o que acarreta em uma diluição da estética pela repetição de “fórmulas que vendem” na indústria cultural. Com inquietações que nos atravessam enquanto pesquisadores da linguagem, questionamos: como a integração entre autor, obra e arte pode se manifestar em tempos de consumo de obras de arte? Frente às possibilidades da experienciação da música, de que maneira a canção autoral se anuncia em produções de sentidos? O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo de composição de canções em meio à cultura de massa. A metodologia desta pesquisa possui viés qualitativo, de modo que foram realizadas pesquisas bibliográficas, bem como foi analisada a letra da canção “Onde Deus possa me ouvir” de Vander Lee, cantor e compositor que tece poesias na Música Popular Brasileira (MPB). Para análise da canção, consideramos os versos da música de Vander Lee como enunciados que se anunciam em possibilidades, não cabendo a esta pesquisa a pergunta “o que significa?”, haja vista que buscamos investigar instâncias de produção de sentidos. Em diálogo com as pesquisas bibliográficas realizadas, uma análise interpretativa de elementos linguísticos da referida canção viabilizou reflexões sobre o processo de composição musical à luz de aspectos existenciais, fenomenológicos e hermenêuticos. Na sociedade contemporânea, em tempos acelerados de produção e consumo de obras de arte, pensar a canção autoral considerando seu processo de composição evoca uma angústia, isto é, anuncia novos mundos, inaugura possibilidades. Em conclusão, compreende-se que, antes de ser um produto cultural enunciado como obra, antes mesmo de ter sua letra e melodia atribuídas ao autor, a canção autoral é um acontecimento que perpassa o compositor – em instâncias não dizíveis.
É com imenso prazer que anunciamos os Anais do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste Fluminense. Este evento que está em sua quarta edição, começando como Jornada no ano de 2018 e convertendo-se em Congresso no ano de 2020, já se estabeleceu como um espaço essencial para os diálogos e a reflexões nas áreas da Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência e se propõe a explorar nesta edição o tema: "Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridade e Perspectivas em Diálogo".
Nosso objetivo foi transcender os limites convencionais das disciplinas acadêmicas, promovendo uma rica interação entre as Ciências e as Humanidades contribuindo assim também para a abertura e consolidação de diálogos interdisciplinares no campo das ciências em geral. O evento visou estimular uma reflexão profunda sobre como diferentes campos do saber podem se entrelaçar, dialogar e juntos contribuir para a compreensão e a solução de complexos desafios contemporâneos.
Pretendemos assim abrir novas perspectivas e possibilidades de pesquisa, ensino e aplicação prática, enfatizando a importância da colaboração entre as diversas áreas do conhecimento para pensarmos de forma consistente os principais desafios constituintes do nosso tempo. Esperávamos que, ao promover este encontro de ideias, poderíamos não só ampliar nosso entendimento sobre fenômenos humanos e existenciais sob diferentes prismas, mas também fomentar inovações metodológicas e teóricas que respondam a tais desafios.
O evento, aconteceu de forma presencial, contando com a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores e profissionais de várias partes do Brasil oferecendo uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e interessados em geral de se engajarem em palestras, debates, mas também a oportunidade para pesquisadores discentes, docentes ou profissionais de apresentarem suas pesquisas na modalidade de pôster, o que enriqueceu e expandiu os horizontes de todos os participantes.
Parabéns a todos os participantes do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Comissão Organizadora
Núcleo Organizador
Comissão Organizadora
Comissão Científica
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Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE