A pesquisa tem como objetivo apresentar aspectos preventivos da espiritualidade no analfabetismo funcional. O desenvolvimento intelectual é primordial no processo cotidiano da vida humana. Desde a infância no aprendizado da fala e da escrita até a fase adulta, o homem constrói aquilo que é e deseja ser, por meio das ações baseadas no conhecimento prático e teórico absorvido. No entanto, a questão socioeconômica é determinante, podendo gerar prejuízos no progresso educacional daquele que apresenta tal carência. A partir da metodologia bibliográfica e qualitativa exploramos os temas abordados e suas correlações usando como descritores espiritualidade, analfabetismo funcional, educação integral, fenômeno religioso e afins. Na busca foi possível identificar com mais propriedade a relação entre a religião prática, a sociedade e educação em detrimento de um discurso religioso sectário e dogmático. Segundo Jung (2023), “religião, além de ser um fenômeno sociológico ou histórico, é um assunto importante para um grande número de indivíduos”, sendo relevante seu estudo. Por espiritualidade, na perspectiva Junguiana, entende-se todos os tipos de religiosidade e abarca uma variedade de fenômenos religiosos. Neste contexto, em diálogo com outros campos do conhecimento como fenomenologia e sociologia, a espiritualidade pode contribuir na promoção do desenvolvimento humano, atuando como fator de proteção para os que vivem em situação de vulnerabilidade social (BOFF, 2023). Os estudantes brasileiros estão abaixo da média em relação à pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresentando um baixo rendimento em leitura e matemática (OLIVEIRA, MORENO, 2019, Online). Segundo os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), a maioria dos alunos que apresentam esse déficit vem das escolas públicas, evidenciando a necessidade de buscar alternativas para que haja melhora nesse campo. É recorrente na literatura que uma educação eficiente é integral e não fragmentada. A escassez de recursos, um lar desestruturado, a falta de oportunidades, dentre outras questões, são a realidade de muitas crianças e adolescentes, afetando o seu desenvolvimento cognitivo. Sob muitos aspectos a espiritualidade está interrelacionada a filosofia da existência, desde os fatores das crenças, dando significado e vitalidade aos eventos estressores da vida ao questionamento da metafisica, campo de estudo da filosofia da religião. Destarte, ao considerar os múltiplos problemas que afetam o contexto educacional, infere-se a espiritualidade como coadjuvante a outros conhecimentos na busca da dignidade da pessoa humana, um dos aspectos preventivos no analfabetismo funcional. Justifica-se o estudo devido a tendência cada vez mais eurocêntricas que dominam todas as camadas sociais. Neste discurso há uma ideologização de determinado seguimento (político, econômico e religioso) em detrimento de outro saber, sobrecarregando as raças e etnias, transformando-as em guetos. Assim sendo, ao trazer à tona a relação entre espiritualidade e educação faz-se um movimento de desconstrução de paradigma, abrindo possibilidades estratégicas nos problemas emergentes da sociedade. Contudo, a pesquisa está em construção carecendo de análises profundas do objeto de estudo. Todavia, é possível vislumbrar que a educação e a espiritualidade, considerando uma perspectiva integral do ser humano, podem contribuir como estratégia no respectivo processo do desenvolvimento humano.
É com imenso prazer que anunciamos os Anais do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste Fluminense. Este evento que está em sua quarta edição, começando como Jornada no ano de 2018 e convertendo-se em Congresso no ano de 2020, já se estabeleceu como um espaço essencial para os diálogos e a reflexões nas áreas da Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência e se propõe a explorar nesta edição o tema: "Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridade e Perspectivas em Diálogo".
Nosso objetivo foi transcender os limites convencionais das disciplinas acadêmicas, promovendo uma rica interação entre as Ciências e as Humanidades contribuindo assim também para a abertura e consolidação de diálogos interdisciplinares no campo das ciências em geral. O evento visou estimular uma reflexão profunda sobre como diferentes campos do saber podem se entrelaçar, dialogar e juntos contribuir para a compreensão e a solução de complexos desafios contemporâneos.
Pretendemos assim abrir novas perspectivas e possibilidades de pesquisa, ensino e aplicação prática, enfatizando a importância da colaboração entre as diversas áreas do conhecimento para pensarmos de forma consistente os principais desafios constituintes do nosso tempo. Esperávamos que, ao promover este encontro de ideias, poderíamos não só ampliar nosso entendimento sobre fenômenos humanos e existenciais sob diferentes prismas, mas também fomentar inovações metodológicas e teóricas que respondam a tais desafios.
O evento, aconteceu de forma presencial, contando com a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores e profissionais de várias partes do Brasil oferecendo uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e interessados em geral de se engajarem em palestras, debates, mas também a oportunidade para pesquisadores discentes, docentes ou profissionais de apresentarem suas pesquisas na modalidade de pôster, o que enriqueceu e expandiu os horizontes de todos os participantes.
Parabéns a todos os participantes do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Comissão Organizadora
Núcleo Organizador
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Comissão Científica
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Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE