A leitura do mundo do fenômeno a ser apresentado, advém dos princípios da Teoria Geral da Administração e se manifesta marcado por concepções históricas, políticas e econômicas em sua aparência ontológica. Indagações não faltam em relação a função do/a diretor/a e/ou gestor/a escolar em nosso país quando dialogamos com: as políticas educacionais, o planejamento educacional, a estrutura e organização dos diferentes “sistemas” educacionais, os provimentos do cargo e/ou função, a formação inicial e continuada de gestores e o cotidiano da escola pública. Sendo assim, este trabalho visa apresentar qualitativamente, aspectos da experiência da pesquisadora que emergem na configuração de um testemunho em uma pesquisa educacional e na ação docente, como expressão da preocupação em investigar, compreender, interpretar e intervir frente ao fenômeno da gestão escolar no contexto da escola pública. Metodologicamente, buscou-se no método fenomenológico de pesquisa, eleger os procedimentos e pressupostos de credibilidade para investigação do fenômeno no cotidiano de uma escola pública, na região da Grande Vitória (ES) e hoje, no noroeste fluminense, procurando fugir de uma postura doutrinária e intelectualizada como imperativo de pesquisa para abrir-se ao diálogo como um princípio ético, existencial e humano. Ação que privilegiou na experiência de pesquisadora, os fios condutores de um círculo hermenêutico, totalidade, singularidade e testemunho em um conjunto de questionamentos, conjunturas, estruturas, estatísticas e intersubjetividade. O passado, presente e futuro se fizeram presentes ao pensar a ocupação-função do/a gestor/a escolar. A tríade teórica que revela esta trama investigativa nos leva ao encontro com três pensadores: o filósofo Martim Heidegger, o filósofo da educação Jorge Larrosa e o educador Paulo Freire. Pensadores que em comum, fizeram de suas preocupações marcas existenciais na construção do conhecimento do séc. XX e XXI. Privilegiou-se o vivido, os movimentos, os sentidos, os discursos, as reflexões, os sentimentos, as dificuldades e os questionamentos em uma cotidianidade. Foram revelados três movimentos que anunciam os modos-de-ser-gestor-escolar: modos-de-ser-no-que-acontece, modos-de-ser-no-que-toca e modos de-ser-no-que-se-passa na gestão da escola pública. Educação, fenomenologia, hermenêutica e existencialismo anunciam o mundo, os modos, os sentidos de em dimensões de ser-gestor-escolar e os fundamentos da gestão escolar em uma cotidianidade: gestão administrativa, gestão pedagógica, gestão financeira, gestão da política educacional, gestão da formação, gestão da avaliação e gestão do conflito. Os movimentos deste investigar e ciclo hermenêutico, nos levam a projetar o ser-gestor-escolar enquanto um vir-a-ser e inédito viável.
É com imenso prazer que anunciamos os Anais do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste Fluminense. Este evento que está em sua quarta edição, começando como Jornada no ano de 2018 e convertendo-se em Congresso no ano de 2020, já se estabeleceu como um espaço essencial para os diálogos e a reflexões nas áreas da Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência e se propõe a explorar nesta edição o tema: "Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridade e Perspectivas em Diálogo".
Nosso objetivo foi transcender os limites convencionais das disciplinas acadêmicas, promovendo uma rica interação entre as Ciências e as Humanidades contribuindo assim também para a abertura e consolidação de diálogos interdisciplinares no campo das ciências em geral. O evento visou estimular uma reflexão profunda sobre como diferentes campos do saber podem se entrelaçar, dialogar e juntos contribuir para a compreensão e a solução de complexos desafios contemporâneos.
Pretendemos assim abrir novas perspectivas e possibilidades de pesquisa, ensino e aplicação prática, enfatizando a importância da colaboração entre as diversas áreas do conhecimento para pensarmos de forma consistente os principais desafios constituintes do nosso tempo. Esperávamos que, ao promover este encontro de ideias, poderíamos não só ampliar nosso entendimento sobre fenômenos humanos e existenciais sob diferentes prismas, mas também fomentar inovações metodológicas e teóricas que respondam a tais desafios.
O evento, aconteceu de forma presencial, contando com a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores e profissionais de várias partes do Brasil oferecendo uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e interessados em geral de se engajarem em palestras, debates, mas também a oportunidade para pesquisadores discentes, docentes ou profissionais de apresentarem suas pesquisas na modalidade de pôster, o que enriqueceu e expandiu os horizontes de todos os participantes.
Parabéns a todos os participantes do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Comissão Organizadora
Núcleo Organizador
Comissão Organizadora
Comissão Científica
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Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE