Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre práticas interdisciplinares no campo da socioeducação e sua interface com a educação profissional. O objetivo central foi investigar como diferentes áreas do saber, especialmente Psicologia, Educação e Ciências Sociais, vêm se articulando na oferta de cursos profissionalizantes para adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa focou nas experiências do sistema socioeducativo no Brasil, mais especificamente, no Espírito Santo, com destaque para o Programa Qualificar ES, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI). A Portaria Conjunta SECTI/IASES nº 010-R, de 15 de maio de 2019 dispõe sobre a oferta de cursos de qualificação profissional do Programa Qualificar ES para adolescentes e jovens atendidos nas unidades socioeducativas do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES). Esses cursos são distribuídos em diversos eixos tecnológicos, como Gestão e Negócios, Estética, Produção Alimentícia, Informação e Comunicação, Ambiente e Saúde, e Hospitalidade e Lazer, com carga horária adaptada para atender às necessidades do público socioeducativo. Entre 2019 e 2023, foram ofertadas 5.600 vagas, sendo 3.325 presenciais e 2.275 no ensino a distância (EaD). O aumento de vagas EaD foi especialmente relevante durante a pandemia de 2021, garantindo a continuidade das formações. Em termos de conclusão, 3.852 cursistas foram certificados, sendo 2.571 na modalidade presencial e 1.281 em EaD. A revisão buscou compreender como a educação profissional, aplicada em contextos de privação de liberdade, pode ser uma estratégia emancipatória, favorecendo a ressocialização e a reintegração social desses jovens. Estudos mostram que a integração de conhecimento técnico e formação socioemocional pode fomentar a construção de novos projetos de vida. Esses programas também promovem habilidades sociais, fortalecem a autoestima, e reduzem a reincidência infracional, facilitando a inserção no mundo do trabalho. Além de explorar metodologias pedagógicas interdisciplinares, a pesquisa analisou o impacto do processo formativo na saúde mental e no desenvolvimento psicológico de adolescentes. Programas mais humanizados e interdisciplinares promovem o pertencimento social e aumentam a resiliência emocional dos participantes. Contudo, ainda persistem desafios, como a falta de continuidade dos programas e dificuldades em articular educação e mundo do trabalho. A revisão também investigou como políticas públicas moldam a atuação dos programas socioeducativos, analisando se promovem ou limitam iniciativas emancipatórias. O Qualificar ES busca conectar a formação profissional com práticas pedagógicas humanizadas, embora enfrente obstáculos operacionais e institucionais. Com base na análise crítica dos estudos revisados, o trabalho identificou lacunas na literatura e sugeriu caminhos para futuras pesquisas. Os resultados preliminares indicam que uma abordagem interdisciplinar é essencial para tornar os programas mais eficazes, destacando a necessidade de colaboração entre educadores, psicólogos e assistentes sociais. A pesquisa reforça que a articulação entre Ciências e Humanidades na formulação de práticas pedagógicas pode ampliar a compreensão do desenvolvimento humano e da superação das vulnerabilidades sociais. Assim, a educação profissional deve ir além da formação técnica, consolidando-se como meio de transformação social e promoção da cidadania.
É com imenso prazer que anunciamos os Anais do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste Fluminense. Este evento que está em sua quarta edição, começando como Jornada no ano de 2018 e convertendo-se em Congresso no ano de 2020, já se estabeleceu como um espaço essencial para os diálogos e a reflexões nas áreas da Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência e se propõe a explorar nesta edição o tema: "Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridade e Perspectivas em Diálogo".
Nosso objetivo foi transcender os limites convencionais das disciplinas acadêmicas, promovendo uma rica interação entre as Ciências e as Humanidades contribuindo assim também para a abertura e consolidação de diálogos interdisciplinares no campo das ciências em geral. O evento visou estimular uma reflexão profunda sobre como diferentes campos do saber podem se entrelaçar, dialogar e juntos contribuir para a compreensão e a solução de complexos desafios contemporâneos.
Pretendemos assim abrir novas perspectivas e possibilidades de pesquisa, ensino e aplicação prática, enfatizando a importância da colaboração entre as diversas áreas do conhecimento para pensarmos de forma consistente os principais desafios constituintes do nosso tempo. Esperávamos que, ao promover este encontro de ideias, poderíamos não só ampliar nosso entendimento sobre fenômenos humanos e existenciais sob diferentes prismas, mas também fomentar inovações metodológicas e teóricas que respondam a tais desafios.
O evento, aconteceu de forma presencial, contando com a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores e profissionais de várias partes do Brasil oferecendo uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e interessados em geral de se engajarem em palestras, debates, mas também a oportunidade para pesquisadores discentes, docentes ou profissionais de apresentarem suas pesquisas na modalidade de pôster, o que enriqueceu e expandiu os horizontes de todos os participantes.
Parabéns a todos os participantes do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Comissão Organizadora
Núcleo Organizador
Comissão Organizadora
Comissão Científica
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Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE