Os avanços nas ciências, filosofia e psicologia têm um grande impacto na evolução da sociedade, influenciando como as pessoas se percebem. A mudança dos paradigmas em relação às pessoas com deficiência ao longo da história tem sido impulsionada por projetos e movimentos sociais, embora de forma não linear. Temas como a plena valorização dos direitos, a resistência à exclusão, a superação da segregação e a promoção da inclusão social têm sido centrais nesse debate. A etimologia da palavra "deficiente" e o conceito de estigma são discutidos para destacar como a linguagem e a cultura moldam a percepção das pessoas com deficiência. A Organização Mundial da Saúde classifica as deficiências de duas maneiras: pela Classificação Internacional de Doenças e pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde. No entanto, o modelo biomédico da deficiência como patologia tem predominado, influenciando as políticas públicas, apesar do conflito entre os modelos médico e social que moldam a compreensão da deficiência. A pesquisa visa aprofundar a relação entre a deficiência visual, o estigma e a experiência individual, investigando como as interações terapêuticas podem contribuir para o desenvolvimento do autoconhecimento. O estudo foca nas percepções de indivíduos cegos no Educandário São José Operário, destacando suas formas únicas de interpretar o mundo. Além disso, analisa o impacto da experiência na vida dos pesquisadores e na produção de conhecimento, detalhando aspectos psicológicos da cegueira, estratégias adaptativas dos cegos, interações sociais no contexto educacional e atuação dos educadores na promoção do bem-estar psicológico. A metodologia proposta utiliza uma abordagem qualitativa, incluindo observação participante e elementos da perspectiva fenomenológica e da teoria de Martin Buber. Entrevistas serão conduzidas antes e depois das atividades interativas, que incluem sessões de cinema com filmes que ofereçam audiodescrição, trabalhos manuais com argila, dinâmicas focadas em psicomotricidade, autonomia e autoconhecimento, além de desafios e jogos adaptados, com o objetivo de coletar dados mais abrangentes. A metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin também será aplicada para examinar o material coletado. Questões éticas serão tratadas com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, seguindo orientações de May e Merleau-Ponty. A pesquisa busca contribuir para o avanço do conhecimento com auxílio de pessoas com deficiência, em especial, indivíduos cegos e promover reflexão sobre o papel do pesquisador e a importância da pesquisa inclusiva. Deseja-se dar voz a uma parcela marginalizada da sociedade, explorando as estratégias adaptativas utilizadas por eles e examinando os impactos pessoais e profissionais dos pesquisadores. Além disso, pretende-se enriquecer áreas como a educação inclusiva, promovendo a importância da pesquisa participativa e colaborativa para promover a igualdade e acessibilidade.
É com imenso prazer que anunciamos os Anais do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste Fluminense. Este evento que está em sua quarta edição, começando como Jornada no ano de 2018 e convertendo-se em Congresso no ano de 2020, já se estabeleceu como um espaço essencial para os diálogos e a reflexões nas áreas da Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência e se propõe a explorar nesta edição o tema: "Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridade e Perspectivas em Diálogo".
Nosso objetivo foi transcender os limites convencionais das disciplinas acadêmicas, promovendo uma rica interação entre as Ciências e as Humanidades contribuindo assim também para a abertura e consolidação de diálogos interdisciplinares no campo das ciências em geral. O evento visou estimular uma reflexão profunda sobre como diferentes campos do saber podem se entrelaçar, dialogar e juntos contribuir para a compreensão e a solução de complexos desafios contemporâneos.
Pretendemos assim abrir novas perspectivas e possibilidades de pesquisa, ensino e aplicação prática, enfatizando a importância da colaboração entre as diversas áreas do conhecimento para pensarmos de forma consistente os principais desafios constituintes do nosso tempo. Esperávamos que, ao promover este encontro de ideias, poderíamos não só ampliar nosso entendimento sobre fenômenos humanos e existenciais sob diferentes prismas, mas também fomentar inovações metodológicas e teóricas que respondam a tais desafios.
O evento, aconteceu de forma presencial, contando com a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores e profissionais de várias partes do Brasil oferecendo uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e interessados em geral de se engajarem em palestras, debates, mas também a oportunidade para pesquisadores discentes, docentes ou profissionais de apresentarem suas pesquisas na modalidade de pôster, o que enriqueceu e expandiu os horizontes de todos os participantes.
Parabéns a todos os participantes do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Comissão Organizadora
Núcleo Organizador
Comissão Organizadora
Comissão Científica
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Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE