Este estudo, desenvolvido por alunas do quarto período do curso de Psicologia do Isecensa, é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica que explora a intersecção entre deficiência visual, estigma e as experiências subjetivas de pessoas cegas. Conduzida no Educandário São José Operário, a investigação utiliza uma abordagem fenomenológica para compreender de forma profunda as vivências desses indivíduos. Metodologias qualitativas, como observação participante e entrevistas semiestruturadas, foram empregadas com o intuito de analisar como pessoas com deficiência visual constroem sua identidade e enfrentam o estigma social, que frequentemente as marginaliza. O estudo baseia-se nas teorias de Erving Goffman, que aborda o conceito de estigma e suas implicações sociais, e nas ideias de Martin Buber, que destaca a relevância das relações dialógicas "Eu-Tu". A pesquisa busca entender como as interações sociais no contexto da deficiência visual moldam as experiências subjetivas e o desenvolvimento identitário desses indivíduos, O estigma relacionado à deficiência visual é frequentemente internalizado, prejudicando a autoestima e o senso de pertencimento dos participantes, o que os leva a adotarem comportamentos defensivos ou a desenvolverem estratégias de adaptação para lidar com o preconceito e a exclusão social. Os relatos dos participantes, revelam as dificuldades cotidianas enfrentadas e as formas de resistência ao estigma. Além das entrevistas, foram realizadas atividades práticas, como sessões de cinema com audiodescrição e dinâmicas com argila, que promoveram a inclusão e fortaleceram as interações entre os participantes e os pesquisadores. Os resultados preliminares dessas iniciativas demonstraram um impacto positivo no desenvolvimento pessoal e emocional dos indivíduos cegos, evidenciando a importância de ambientes que favoreçam a participação ativa e o respeito às diferenças. Os pesquisadores também relataram mudanças significativas em suas percepções sobre deficiência e inclusão, destacando o caráter transformador do processo de pesquisa. Este estudo oferece valiosas contribuições ao campo da fenomenologia, reforçando a importância de políticas públicas e práticas educacionais que promovam a inclusão social de pessoas com deficiência. Além disso, sublinha a relevância de pesquisas participativas que deem voz a grupos marginalizados, fomentando um diálogo profundo sobre suas experiências e direitos, e provocando uma reflexão crítica sobre os estigmas sociais, com vistas à construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
É com imenso prazer que anunciamos os Anais do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste Fluminense. Este evento que está em sua quarta edição, começando como Jornada no ano de 2018 e convertendo-se em Congresso no ano de 2020, já se estabeleceu como um espaço essencial para os diálogos e a reflexões nas áreas da Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência e se propõe a explorar nesta edição o tema: "Ciências e Humanidades: Interdisciplinaridade e Perspectivas em Diálogo".
Nosso objetivo foi transcender os limites convencionais das disciplinas acadêmicas, promovendo uma rica interação entre as Ciências e as Humanidades contribuindo assim também para a abertura e consolidação de diálogos interdisciplinares no campo das ciências em geral. O evento visou estimular uma reflexão profunda sobre como diferentes campos do saber podem se entrelaçar, dialogar e juntos contribuir para a compreensão e a solução de complexos desafios contemporâneos.
Pretendemos assim abrir novas perspectivas e possibilidades de pesquisa, ensino e aplicação prática, enfatizando a importância da colaboração entre as diversas áreas do conhecimento para pensarmos de forma consistente os principais desafios constituintes do nosso tempo. Esperávamos que, ao promover este encontro de ideias, poderíamos não só ampliar nosso entendimento sobre fenômenos humanos e existenciais sob diferentes prismas, mas também fomentar inovações metodológicas e teóricas que respondam a tais desafios.
O evento, aconteceu de forma presencial, contando com a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores e profissionais de várias partes do Brasil oferecendo uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e interessados em geral de se engajarem em palestras, debates, mas também a oportunidade para pesquisadores discentes, docentes ou profissionais de apresentarem suas pesquisas na modalidade de pôster, o que enriqueceu e expandiu os horizontes de todos os participantes.
Parabéns a todos os participantes do II Congresso de Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Comissão Organizadora
Núcleo Organizador
Comissão Organizadora
Comissão Científica
congressodefenomenologia@gmail.com
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE