Introdução: Ações de primeiros socorros que podem ser iniciadas em ambiente extra-hospitalar, aumentando a sobrevida e diminuindo sequelas de vítimas súbitas definem "suporte básico de vida". Visto a capacidade de melhorar a perspectiva de vida, nota-se a importância do conhecimento das técnicas de socorro para que esse atendimento emergencial seja eficaz (1). Existem evidências sobre a redução da mortalidade em vítimas de PCR que receberam, de maneira imediata, as manobras de RCP por voluntários e obtiveram a preservação das funções (2). Para além disso, a Lei Lucas configura como obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação (3). De tal maneira, buscou-se transmitir a informação e a educação para emergências, levando aos membros da escola regular uma capacitação para RCP e Heimlich. Métodos: A capacitação foi realizada em duas instituições de São João Del Rei-MG: Rede Atus e Escola Municipal Bárbara Heliodora. O público-alvo incluiu alunos do ensino médio e professores da educação infantil. As etapas do projeto incluíram visitas técnicas às escolas para conhecer o ambiente e um encontro presencial de 1 a 2 horas com apresentações sobre primeiros socorros. Utilizou-se o PowerPoint e manequins para demonstrações práticas. Foram ensinadas a identificação de paradas cardiorrespiratórias e obstruções de vias aéreas, além das manobras de Heimlich e RCP, ajustadas conforme a faixa etária (lactentes, crianças e adultos) e como uma pode evoluir a outra. Os participantes praticaram as técnicas sob supervisão e receberam feedback.Questões éticas foram seguidas, com participação voluntária e sem prejuízos para quem desistisse. O projeto teve respaldo na Resolução CNS 466/2012, focando em benefícios educacionais e segurança comunitária. Discussão: Os participantes, agora capacitados, se sentiram mais confiantes e aptos para prestar primeiros socorros, promovendo segurança em saúde na escola e na comunidade. O trabalho contribuiu para que haja uma redução da mortalidade por PCR e engasgo, suprindo a necessidade desses treinamentos nas instituições de ensino, com feedbacks positivos destacando a preparação para emergências. Considerações Finais: A capacitação em SBV nas escolas locais apresentou um impacto significativo na comunidade. Alunos e professores foram treinados em técnicas essenciais para elevar a segurança dentro e fora da escola. O projeto destacou a importância da Lei Lucas e a necessidade de educação contínua em primeiros socorros. Assim, o engajamento dos participantes reforçam a importância da iniciativa, promovendo um ambiente escolar seguro e preparado para emergências.
Comissão Organizadora
Sérgio Augusto Fortes e Sá Fortes
Júlia Enes Medeiros Silva
Raquel de Reis Haddad
Danielly Gomes
LARISSA MIRELLE DE OLIVEIRA PEREIRA
Danielly Gomes
Comissão Científica