ATIVIDADE DE MELHORES PRÁTICAS EM HIGIENE PESSOAL COM GRUPO DE CRIANÇAS DA CASA LAR REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG

  • Autor
  • Ms. Vivianne Rodrigues de Melo
  • Co-autores
  • Gabriella Alessandra Oliveira Braga
  • Resumo
  • O relato de experiência descreve a atividade realizada por alunos do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) situado em São João Del-Rei, junto a um grupo de crianças e adolescentes residentes na Casa Lar Regional da cidade em questão. A Casa Lar Regional de São João Del-Rei constitui um local de acolhimento institucional de crianças e adolescentes de cidades do entorno, entre 0 e 18 anos incompletos, em situação de risco pessoal e social. O acolhimento institucional é uma medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para reintegração familiar ou colocação em família substituta. Assim, acolhidas a partir de ordem judicial ou por condução do Conselho Tutelar, as crianças da Casa Lar Regional de São João Del Rei/MG vivenciam uma rotina de cuidados multidisciplinares, que inclui estudos, atividades lúdicas, esportes, transporte em van, aulas de música, bem como suporte psicológico e pedagógico na própria instituição. No dia 09/09/2024, guiados pela professora de Prática Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino I (PIEPE I), Jamille Cardoso, os alunos dedicaram uma manhã de atividades canalizadas para a valorização de práticas de higiene pessoal juntamente com as crianças e adolescente abrigadas. Para tanto, iniciou-se uma roda de conversa, para checar seus conhecimentos acerca da importância da higiene pessoal na prevenção da saúde. Na intervenção acompanhou-se o modelo didático proposto pela professora do projeto de extensão universitária, com metodologia que explorou o lúdico, a gamificação, as artes de forma geral (música e dança), como meio de criar um “rapport” das crianças com a equipe. Para tanto, as crianças foram estimuladas a discutir, descrever e explorar o universo da higiene pessoal e como melhorar as práticas de prevenção em saúde, incluindo a lavagem correta das mãos, o banho, a escovação dentária e as trocas de roupa. Ao final dos trabalhos, pode-se inferir que a conexão emocional das crianças com as atividades em grupo e com os recursos didáticos associados permitiu a tomada de consciência sobre a importância da higiene pessoal como escolha para se evitar contaminações e transmissão de doenças. Assim, para atender tanto ao pedido da diretora da unidade, quanto para responder ao entusiasmo e interesse demonstrados pelas crianças e adolescentes institucionalizados, recomenda-se a promoção de novas atividades congêneres, visando o bem-estar e o desenvolvimento dos mesmos, que acolheram a iniciativa com grande receptividade e demanda. Conclui-se que a promoção em saúde, com foco na incorporação de novos hábitos de higiene, representa uma estratégia essencial para prevenir e controlar a disseminação de agentes patogênicos e evitar doenças. Ao adotar práticas simples e cotidianas é possível não apenas interromper uma cadeia de contaminação, mas também criar uma cultura de prevenção que se estende a toda a comunidade.

  • Palavras-chave
  • Acolhimento institucional, Educação em saúde, Higiene, Prevenção de doenças
  • Modalidade
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  • Comunicação oral

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Danielly Gomes

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