INTRODUÇÃO: A psoríase pediátrica é uma condição dermatológica crônica que, além de manifestações físicas, implica sérios desafios psicológicos para os pacientes jovens. As repercussões psicossociais associadas a esta doença têm recebido crescente atenção na literatura médica devido ao seu impacto na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças. OBJETIVO: Esta revisão de literatura visa investigar a relação entre a psoríase e os aspectos psicológicos em pacientes pediátricos, com a finalidade de compreender o impacto dessa condição dermatológica na saúde emocional, qualidade de vida e funcionamento psicossocial desses indivíduos. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão integrativa de estudos disponíveis nas bases de dados Medline, Lilacs e Pubmed até maio de 2024. Selecionaram-se artigos que abordavam diretamente os efeitos psicológicos da psoríase em crianças e adolescentes, utilizando critérios rigorosos de inclusão para garantir a relevância e qualidade das pesquisas examinadas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os estudos identificados demonstram que a psoríase pediátrica está fortemente associada a uma deterioração na qualidade de vida e ao desenvolvimento de condições psicológicas adversas, como ansiedade e depressão. A análise enfatizou a necessidade de abordagens terapêuticas que integrem tratamento dermatológico com suporte psicológico e social, destacando o papel crucial do ambiente familiar e escolar na mitigação dos efeitos psicossociais da doença. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A revisão sublinha a importância de uma compreensão holística da psoríase pediátrica, recomendando a adoção de práticas clínicas que envolvam múltiplas disciplinas para tratar efetivamente tanto os sintomas físicos quanto os impactos psicológicos. É fundamental que futuras pesquisas continuem explorando e desenvolvendo intervenções específicas que possam melhorar significativamente a qualidade de vida desses jovens pacientes.
Comissão Organizadora
Sérgio Augusto Fortes e Sá Fortes
Júlia Enes Medeiros Silva
Raquel de Reis Haddad
Danielly Gomes
LARISSA MIRELLE DE OLIVEIRA PEREIRA
Danielly Gomes
Comissão Científica