INTRODUÇÃO: O diagnóstico situacional emerge como uma ferramenta crucial para a análise das condições de saúde de uma população, uma vez que identifica vulnerabilidades a fim de orientar a formulação de políticas públicas mais adequadas às necessidades dessa comunidade. OBJETIVO: Descrever a experiência da construção de um diagnóstico situacional realizado por discentes do curso de Medicina, no âmbito da disciplina de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, na Unidade de Saúde da Família do Bairro Senhor dos Montes, localizado na cidade de São João Del-Rei, Minas Gerais. METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida em formato de relato de experiência. O processo foi caracterizado por etapas, incluindo a capacitação, na qual os acadêmicos de medicina foram ensinados a construírem um diagnóstico situacional, e a coleta e análise de dados, sendo as informações sobre saúde e infraestrutura reunidas entre abril e junho de 2024 na plataforma DATASUS. Ademais, também foi realizada a estruturação de propostas de intervenções, visando a melhoria dos problemas e vulnerabilidades destacados pelo diagnóstico. DISCUSSÃO: Com base nos dados coletados, foi possível caracterizar o perfil da população atendida pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Senhor dos Montes. As informações obtidas permitiram a proposição de diversas ações voltadas para a promoção da saúde, tais como campanhas de prevenção à hipertensão e diabetes, além de estratégias para melhorias no acesso aos serviços de saúde. CONCLUSÃO: O diagnóstico situacional revelou diversos desafios, como a alta prevalência de doenças crônicas, as limitações de infraestrutura e as barreiras geográficas que dificultam o acesso aos serviços de saúde. Outrossim, a experiência proporcionou aos acadêmicos um valioso aprendizado prático sobre a importância da integração entre ensino, serviço e comunidade, auxiliando na formação de médicos mais empáticos e humanos, que ambicionam realizar o tratamento do paciente de modo holístico e integrativo, e não serem apenas tecnicistas. Desse modo, este aprendizado não só enriqueceu a formação médica dos estudantes, como também contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população local, reforçando o impacto positivo dessa abordagem integrada na saúde pública.
Comissão Organizadora
Sérgio Augusto Fortes e Sá Fortes
Júlia Enes Medeiros Silva
Raquel de Reis Haddad
Danielly Gomes
LARISSA MIRELLE DE OLIVEIRA PEREIRA
Danielly Gomes
Comissão Científica