Introdução e objetivos: A busca pelo saber científico deve ser constante durante a formação médica, visto que, regularmente, o conhecimento é renovado, fazendo com que os conceitos, rapidamente, tornem-se obsoletos. Nesse sentido, o atual momento de isolamento social, instaurado pela pandemia da doença pelo novo Coronavírus, desperta a necessidade de edificação de novas estratégias de ensino pautadas no aproveitamento das tecnologias disponíveis. Assim, nesse singular contexto, o presente trabalho objetiva relatar, sob a perspectiva discente, a experiência de sistematização de um curso virtual, de modo a avaliar o impacto desse ofício na formação acadêmica e profissional. Relato de experiência: Em maio de 2020, discentes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia organizaram um curso acerca da etiologia das principais síndromes sistêmicas, cujo público alvo foram estudantes da mesma instituição. Esse processo de estruturação do curso perpassou a criação das redes sociais do evento; comunicação com docentes; exploração das plataformas online; realização do processo de inscrições; desenvolvimento de mecanismos de registro de presença; bem como emissão de certificados. O curso iniciou-se no mês de junho, sendo as aulas ministradas por docentes às segundas e quintas das 21:00 as 22:30, durante 10 semanas. Os encontros ocorreram por meio da plataforma de videoconferência Microsoft Teams. Conclusões: A emergência de eventos virtuais configura-se como alternativa de ensino, perpetuação da construção do saber científico e desenvolvimento discente durante o isolamento social. Desse modo, a organização do curso garantiu o cumprimento daquilo que é previsto pelo Código de Ética do Estudante de Medicina, o qual afirma que compete ao discente aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício dos pacientes, independente das peculiaridades do momento atualmente vivenciando. Ademais, destaca-se que o curso exemplificou o que é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, no que tange ao domínio das tecnologias de comunicação e informação como forma de acessibilidade ao conhecimento médico. Assim, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso desses recursos permitiu ao discente experimentar aspectos da Telemedicina, importante estratégia de promoção de saúde e educação médica, especialmente frente à desigualdade de acesso aos serviços de saúde no Brasil.
Comissão Organizadora
I Congresso Interligas de Ciência e Saúde
Laryssa Cristina Terra Sousa
Jardel de Almeida Monteiro
ABLAM Nacional
Geovanna Ribeiro Athie
Isabella Polyanna Silva e Souza
Ludmila Raynner Carvalho Alves
Juan Felipe Galvão da Silva
Álvaro Alves de Sá Júnior
Marcus Vinícius Santos do Nascimento
Ana Elisa Pereira Braga
Henrique Galvão da Silva
Mayane Oliveira Assis
Helena Cardoso Bernardes
Isabela Geres Batista Ramos
Marco Antônio da Silva Júnior
Maria
Sthefani Ferreira Bonfim da Silva
Beatriz Pereira Vilela
Camila Ferreira Silva
Flávia Ferreira Costa
Izabella Bernardes Araujo
Luisa Miranda Zafalão
Mariana Rodrigues Ferreira
Gustavo Albertini de Souza
Mathias Rezende Macedo
Antônio Carlos Ferreira Tonhá
Izadora Rodrigues da Cunha
Kátia Lorena Alves de Queiroz
Lysandra de Queiroz Cunha Barradas
Raissa Brunis Fiori Salvador
FÁBIO MORATO DE OLIVEIRA
Aline Alves Moura
Larissa Jacob Rakowski
Pedro Augusto Barbosa Silva
Julia Mathias Mendonça Meirelles
Larissa Alves Peixoto
Bárbara Cortez Martinez
Cintia Morais Vieira
Felipe de Andrade Bandeira
Júlia
Nathalia Bandeira de Almeida
Vinicius Rodrigues de Andrade
Enzo Lustosa Campos
EDLAINE FARIA DE MOURA VILLELA
Guilherme Sastre de Souza
Sarah Amancio Valvassoura
Andressa Oliveira Gomes
Iwry Alves Salgado
José França Rezende Neto
Luis Henrique da Silva Lima
Felipe Coutinho Rodrigues
Ingrid Ferreira Santos
Irena Kuzmiecz Costa
Laryssa Cristina Terra Sousa
Marcela Costa de Almeida Silva
Pamela Luquetti Paiva
Renata Vitorino Borges
Thalía Rissa Silva
Mariana de Moura Lopes
Vitória Moraes de Campos Belo
Comissão Científica
Monique Costa Dias
Isabela Morais Borges
Ana Elisa Pereira Braga